Da assessoria/LD
ImprimirA UFGD, por meio da Coordenadoria de Cultura (COC/PROEX/UFGD), vai trazer Mato Grosso do Sul o grupo argentino Los Del Banco que vai percorrer várias cidades do Estado oferecendo oficinas e espetáculos teatrais, incluindo Campo Grande, Jardim, Ivinhema, Naviraí e Dourados, num projeto denominado Corredor Cultural.
A principal motivação para a implementação do projeto Corredor Cultural diz respeito ao impulsionamento de ações culturais no ambiente universitário, a partir do fomento de práticas extensionistas, de trabalhos de pesquisa, de estímulo e motivação da aprendizagem, da criação artística e do intercâmbio de grupos e profissionais ligados à arte, à cultura e a áreas correlacionadas.
Em Dourados, o grupo fará duas apresentações teatrais: 'Era urso?', apresentado no dia 22 de março, às 20h, no Casulo e 'O voo do pássaro', que será apresentado dia 23 de março, às 17h, no Parque dos Ipês. O grupo também oferecerá duas oficinas no Sucata Cultural nos dias 22 e 25 de março, são elas: 'Oficina de Máscaras Pré-Expressivas' e 'Oficina de Teatro Físico e de Máscaras'.
As oficinas seguem a pedagogia do francês Jacques Lecoq e podem ter duração de 3 a 12 horas. A proposta é buscar a expressividade de acordo com as linhas de cada máscara e a partir daí criar personagens, personas e coros.
Além de workshops e oficinas práticas das técnicas utilizadas pelo grupo, o processo via wokshopping levará aos participantes aulas teóricas e conversas sobre forma, conteúdo e ética no cenário do teatro independente latino-americano.
A circulação Los Del Banco se iniciou em São Paulo, onde o grupo realizou duas semanas de atividades relacionadas ao processo de ensaios e produção dos espetáculos.
Outras informações na COC pelo telefone: 67-3410-2874/2872 ou pelo e-mail: cultura@ufgd.edu.br