Da assessoria/LD
ImprimirTermina nesta segunda-feira, 20, o prazo de inscrição para o Exame de Seleção 2015 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), processo seletivo para cursos técnicos integrados de nível médio gratuitos. Podem se inscrever estudantes com ensino fundamental completo.
São ofertadas 1.040 vagas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, conforme a tabela abaixo.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, no endereço da Central de Seleção do IFMS (www.ifms.edu.br/centraldeselecao).
A taxa é de R$ 25,00 e deve ser paga até esta terça-feira, 21, em qualquer agência do Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).
O resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame foi publicado na última sexta-feira, 17.
As listas das solicitações deferidas e indeferidas estão disponíveis na Central.
Os candidatos não contemplados com a isenção devem efetuar o pagamento da GRU também até esta terça-feira.
Requisitos – É necessário ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em nome do candidato, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.
Os cursos técnicos integrados possibilitam que o estudante curse a formação básica (ensino médio) e o curso técnico de forma articulada. A duração dos cursos é de três anos e meio, incluindo o estágio obrigatório. A exceção é o curso de período integral, com conclusão em três anos.
Cotas – Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição.
Seleção – Será realizada no dia 16 de novembro, nos sete municípios onde o IFMS possui câmpus.
A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais, conforme o conteúdo programático.
A previsão é que resultado do Exame de Seleção 2015 seja divulgado até 2 de dezembro.
Confira abaixo os cursos e vagas:
- Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja);
**O curso técnico em Agropecuária Integrado é ofertado em período integral (manhã e tarde). Aos estudantes desse curso haverá possibilidade de utilização do alojamento no Câmpus Nova Andradina, o que será regulamentado em edital próprio.