Globo Esporte/LD
ImprimirO futsal brasileiro está prestes a ver o maior nome do esporte de todos os tempos deixar oficialmente as quadras. Aos 41 anos, Falcão pelaneja a aposentadoria em no máximo no fim de 2019, mas deu o primeiro passo para isso: o craque anunciou hoje a despedida da seleção brasileira.
Através de uma rede social, o craque anunciou que o amistoso contra o Paraguai, no próximo domingo, em Jaraguá do Sul, será o seu último pela seleção em convocações oficiais. Prometeu para 2019 uma partida em São Paulo, encerrando o ciclo de 20 anos defendendo e fazendo história pelo Brasil. ram para anunciar a despedida.
– Chegou a hora que eu não queria nunca que chegasse, a hora da despedida. Cantarei o hino pela 258º vez com a “amarelinha” e tentarei chegar ao gol 400 com a Seleção! Termino com a certeza que fiz o meu melhor durante esses 20 anos ... vibrei muito com as muitas vitórias , chorei e sofri muito com as poucas derrotas, mas sei que fiz e deixei o meu melhor – disse o craque na postagem.
Falcão soma 257 jogos pela seleção brasileira e 399 gols marcados, sendo bicampeão do mundo (2008 e 2012), além de ter conquistado 11 Grand Prix e cinco títulos da Copa América.
Carreira
Falcão começou a jogar futsal profissionalmente em 1994, no Corinthians. Em 24 anos de carreira, foram 10 clubes diferentes e 72 títulos conquistados. Em 2018, Falcão completa 20 anos defendendo a seleção brasileira, com 29 taças no currículo. Além dos títulos no futsal, Falcão foi campeão do Paulistão de 2005, quando defendia o São Paulo no futebol de campo.
Em toda a carreira, Falcão acumula mais de 100 títulos e está na galeria de atletas mais vitoriosos em esportes coletivos. Abaixo, alguns dos principais títulos do jogador.
Principais títulos pela seleção:
Copa do Mundo: 2
Grand Prix: 11
Copa América: 5
Principais títulos por clubes:
Estaduais: 13
Nacionais: 9
Sul-Americanos: 7
Libertadores: 7
Mundial de clubes: 1