Globo Esporte/LD
ImprimirTreze. É o número de atletas da base que o Botafogo usou até o momento no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro é o time da série A que mais escalou pratas da casa em 2019. Bahia e Palmeiras são as equipes que menos mandaram a campo atletas que formaram: um cada.
Além de o Botafogo ter um dos elencos mais enxutos da competição, o fato pode ser explicado também pela proximidade do técnico com a base. Eduardo Barroca já treinou o time de garotos alvinegros, com quem foi campeão brasileiro sub-20 em 2016. Ele já deixou claro que a competição por vaga no time titular está aberta a todos.
Jogadores da base usados pelo Botafogo no Brasileirão
Marcelo Benevenuto: quatro jogos (todos como titular)
Kanu: um jogo (entrou no 2º tempo)
Marcinho: nove jogos (oito como titular)
Fernando: nove jogos (sete como titular)
Jonathan: cinco jogos (quatro como titular)
Lucas Barros: dois jogos (entrou no 2º tempo)
Gustavo Bochecha: nove jogos (todos como titular)
Wenderson: um jogo (titular)
Rickson: três jogos (um como titular)
Yuri: quatro jogos (entrou no 2º tempo)
Rhuan: um jogo (entrou no 2º tempo)
Lucas Campos: cinco jogos (entrou no 2º tempo)
Igor Cássio: dois jogos (entrou no 2º tempo)
Os últimos a terem oportunidades foram Lucas Campos e Rhuan, integrados ao profissional na atual temporada. Em entrevista coletiva na quinta-feira, os jovens elogiaram o trabalho de Barroca.
- Motiva muito. Sempre bom jogar com ele, que dá bastante confiança. Assim como os companheiros mais experientes, que conversam bastante. Ele dá liberdade para a gente jogar livre, é um cara que confia e nos deixa à vontade - afirmou Lucas Campos.
Rhuan também fez elogios ao treinador.
- Conhece todos nós da base, nos sentimos a vontade para exercer o trabalho Ele vem dando essa rodagem, apesar de ter uma base para a equipe titular. Isso nos deixa mais confiantes sim - disse Rhuan.
Na próxima rodada do Brasileiro, Lucas Campos deverá ter sua primeira chance como titular. Depois de entrar bem contra Athletico-PR e Corinthians, o atacante é cotado para substituir Rodrigo Pimpão diante da Chapecoense, na segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Nilton Santos.