Globo Esporte/LD
ImprimirBoa notícia para o futebol sul-americano: a Conmebol descartou Miami como possível sede da final da Copa Libertadores. A entidade discute internamente a ideia de alterar o formato da decisão – dos atuais dois jogos, um na casa de cada finalista – para uma partida só, em local definido antes do início do torneio.
A decisão será anunciada até o final deste ano. Enquanto não define a questão, a Conmebol divulgou um calendário para 2018 com duas possibilidades: final em jogo único no dia 1 de dezembro ou e com duas partidas (7 e 28 de novembro).
Outra mudança é que o São Paulo tomou o lugar do Rio de Janeiro como cidade brasileira interessada em abrigar a final da Libertadores. Os problemas do Maracanã – que afastaram até a seleção brasileira do estádio – a crise no governo estadual e o noticiário sobre a violência no Rio assustaram os cartolas sul-americanos. A outra candidatura forte é Lima, no Peru.
São Paulo se credenciou por ter voos diretos para todas as capitais sul-americanos, além de ter estádios e centros de treinamento para abrigar os times durante a semana da final.
Uma das alternativas analisadas era levar a decisão para a Flórida, nos EUA, onde há grande interesse por futebol e grande concentração de latinos. Essa alternativa está descartada. A final em jogo único, se houver, será na América do Sul.