Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025
Esportes
31/05/2016 09:15:00
Canoista de Mato Grosso do Sul disputa Mundial na Bósnia

Correio do Estado/AB

Imprimir

O aquidauanense Rafael Girotto, 25 anos, está em Banja Luka, na Bósnia e Herzegovina, para representar a seleção brasileira de canoagem descida no Mundial da modalidade. É a segunda participação do canoista na competição — em 2014, na Itália, foi o melhor do Brasil no torneio. Na Europa desde o último sábado, o sul-mato-grossense se adapta às corredeiras e à água gelada do Rio Vrbas para surpreender.

Girotto pratica canoagem desde os 10 anos e garantiu vaga ao Mundial após bom desempenho no Campeonato Brasileiro, que já venceu três vezes. Além dos feitos nacionais, o atleta tem seis títulos estaduais e um vice-campeonato sul-americano. Habituado a treinar no Rio Aquidauana, com corredeiras de nível 2 e 3 em uma escala de 1 a 5, o canoísta vai encarar curso d’água nível 4 em Banja Luka.

“A dificuldade é grande, mas todo Mundial é assim e a gente tem que superar isso”, conta. Outra barreira é a temperatura da água. “Remamos para baixo de onde será a prova e a água é muito gelada, diferente dos rios brasileiros”, continua. Em janeiro, Banja Luka tem temperatura média de 0,8 °C.

O atleta cai na água quinta-feira pela classe K1 (caiaque individual), com equipamento da federação local — as empresas aéreas não transportam o aparato. As passagens do canoista foram bancadas pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias