Correio do Estado/AB
ImprimirO judô brasileiro encerrou sua participação no Aberto Pan-Americano de San Salvador, na capital de El salvador, em segundo lugar. No último domingo, dois dos três brasileiros que foram ao tatame subiram ao pódio, com destaque para a meio-pesado (78kg) Samanta Soares, que conquistou a medalha de ouro. Eduardo Bettoni (90kg) também foi à final, mas ficou com a prata.
Com as outras cinco medalhas conquistadas no sábado, o Brasil ficou atrás somente do Canadá no quadro geral de medalhas, com três ouros, duas pratas e dois bronzes. O país da América do Norte obteve quatro douradas, três pratas e quatro bronzes.
Na sua caminhada rumo ao ouro, Samanta superou a mexicana Liliana Cardenas por ippon e fez a semifinal diante da canadense Catherine Roberge. A brasileira forçou a adversária executar quatro punições e avançou à final contra Sarah Myriam, do Gabão. Com um wazari, Soares garantiu o lugar mais alto do pódio.
O Brasil ainda chegaria a mais uma decisão com Eduardo Bettoni, que estreou com triunfo sobre o norte-americano Jahi Cunningham, por ippon. Na sequência, bateu o chileno Rafael Romo e o britânico Andrew Burns, ambos por wazari. Na final, o brasileirou sofreu duas punições e a um minuto do fim o americano Colton Brown chegou á pontuação máxima, levando o ouro.
Lucas Brito (100kg) foi o terceiro brasileiro a subir no tatame no último domingo, porém acabou derrotado logo em sua primeira luta para o venezuelano Anthoni Pena, por ippon.
Além de Samanta (ouro) e Eduardo (prata), Allan Kuwabara (ouro), Ricardo Santos Júnior (ouro), Luis Filipe Henriques (prata), Ketleyn Quadros (bronze) e Thelmo Gomes (bronze) deixarão El Salvador com medalha.