Terra/PCS
ImprimirOs poucos corintianos presentes no estádio Passo D'Areia comemoraram muito o título do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Corinthians derrotou o Atlético Paranaense pelo placar de 1 a 0 na manhã deste domingo e garantiu uma conquista inédita em sua história.
Após uma primeira etapa de poucas chances, o gol do título saiu logo no primeiro minuto do segundo tempo. O paraguaio Gustavo Vieira foi o herói da conquista alvinegra, pois saiu de seus pés o chute certeiro. O volante chegou em agosto credenciado como revelação do time Rubio Ñú (PAR) e titular da seleção Sub-20 do Paraguai.
O JOGO
A forte chuva que deixou o estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, sem energia na noite deste sábado e adiou a grande final do Brasileirão Sub-20, prejudicou e muito o gramado. Sintética, a grama fazia com que a bola quicasse muito e os jogadores de Corinthians e Atlético tiveram dificuldades para jogar. Tanto é que foram poucas as chances de gol.
O Corinthians, porém, se arriscou mais, e como consequência, errou mais. Matheus Vargas, meia do Timão, chutou de longe e mandou a bola nas vazias arquibancadas do estádio. Na melhor jogada da primeira etapa, Gustavo Tocantins, que tem passagem pelo time profissional do Alvinegro, arrancou do campo de defesa, invadiu a área e deixou Matheus Cassini livre para abrir o placar. A bola visitou a arquibancada novamente.
O goleiro alvinegro Caíque França se assustou com chutes de Juninho e Crysan, mas nada que tirasse o 0 a 0 do placar e assim foram as equipes para o intervalo.
TIMÃO COM PRESSA
O Corinthians foi dono das principais chances do primeiro tempo, mas viu a maioria dos chutes de seus jogadores irem para longe do gol. O quadro mudou na segunda etapa e mudou bem rápido. Aos 50 segundos, Léo subiu pela direita e cruzou para Gustavo Vieira que, sem dificuldades, mandou para o fundo do gol.
Correndo atrás do placar, o Atlético promoveu a primeira alteração do jogo, mas a entrada do atacante Chico no lugar do volante Gutierrez não teve efeito. Assim como todas as outras mudanças do técnico Marcão. O homem de frente, assim como todos do setor ofensivo do Rubro-Negro, não levou perigo ao gol de Caíque e a cada minuto que passava, o título se aproximava do Corinthians. Se os jogadores do Furacão não foram protagonistas em sua própria final, o juiz Leandro Pedro Vuaden teve para si os holofotes.
Ao apitar uma falta polêmica de Rafael Augusto em cima de Juninho, Vuaden foi duramente criticado por Osmar Loss, técnico alvinegro, e expulsou o treinador do Corinthians. A chance dada de forma errada ao Atlético, pois Juninho estava impedido antes de ser derrubado, não foi aproveitada.
Além de decisões erradas, Vuaden foi dono do lance mais importante da partida: deu o apito final e decretou a vitória e o título do Corinthians no Brasileirão Sub-20!
FICHA TÉCNICA* ATLÉTICO-PR 0 x 1 CORINTHIANS Local: Passo D'Areia, em Porto Alegre (RS) Data/Hora: 21/12/2014 Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS) Cartões Amarelos: Gustavo Vieira, Rafael Augusto e Marciel (COR); Gustavo (ATL) GOLS: Gustavo Vieira (1-0), ao 1'/2ºT
ATLÉTICO-PR: Lucas Macanhan, Breno, Gerson, Marcão, Jonathan (Enrick, aos 31'/2ºT), Victor Feitosa, Gutierrez (Chico, aos 7'/2ºT), Matheus Rossetto (Gustavo, aos 26'/2ºT), Bruno Mota, Crysan e Juninho. Técnico: Marcão. CORINTHIANS: Caíque; Léo Principe, Rafael Augusto, Rodrigo e Arana (Juan, aos 46'/2ºT); Matheus (PC, aos 41'/2ºT), Marciel, Gustavo e Marcinho (Yan, 25'/2ºT); Matheus Cassini (Lauder, aos 38'/2ºT) e Gustavo Tocantins (Gabriel Vasconcellos, aos 44'/2°T). Técnico: Osmar Loss.
*O regulamento do Campeonato Brasileiro Sub-20 prevê até cinco substituições por jogo.