Correio do Estado/LD
ImprimirEliminado na segunda fase do campeonato Brasileiro Série D, o Costa Rica Esporte Clube vai representar o Mato Grosso do Sul na Copa Verde 2022. O primeiro jogo da Crec será contra o Cuiabá, ainda sem data definida, nestá que é a oitava edição da competição regional, criada em 2014.
Inicialmente, o torneio não fazia parte do calendário de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste ano, porém em reunião com dirigentes, o certame foi confirmado para outubro próximo.
Com formato reduzido, a Copa Verde contará com 17 equipes, e tem inicio com Humaitá (AC) x Náutico (RR), marcado para dia 25 de outubro. O vencedor do confronto enfrenta o Paysandu (PA) na próxima fase.
Nas oitavas de final, os confrontos são em jogo em único, e a partir das quartas de final, as partidas serão decididas em formato ida e volta.
O Costa Rica confirmou sua participação por meio de uma reunião com membros da diretoria do clube, posteriormente publicada nas redes sociais.
Alguns jogadores do elenco que disputou o Brasileiro Série D, já assinaram contrato com outros clubes, e não devem disputar a Copa Verde pelo Costa Rica. É o caso de Alexandre Firmino (Coruja), Alemão e Igor Vilella, anunciados pelo Grêmio Maringá, que disputa a terceira divisão paranaense.
Nova casa
O comando técnico do Costa Rica para a Copa Verde também será outro. O ex-jogador e gerente de futebol do Crec, Sandro Martins da Silva, "Sandrinho", não será mais o treinador do clube em 2022.
Robson Mattos, que estava como gerente de futebol do Náutico FC foi o contratado para assumir o cargo. Ele comandou a equipe durante o Estadual Sub-20 deste ano e tem passagens por equipes como o Comercial, União ABC e Dourados.
Esta será a sua primeira passagem do Robson Mattos no comando do Costa Rica.