Domingo, 20 de Abril de 2025
Esportes
27/07/2018 08:55:00
Daniel Ricciardo mostra força da RBR e lidera primeiro treino livre na Hungria

Globo Esporte/LD

Imprimir

Aconteceu o esperado no primeiro treino livre para o GP da Hungria, ou seja, com a RBR mostrando força, a Ferrari tentando brigar, e a Mercedes com dificuldades. No sinuoso e lento traçado de Hungaroring, Daniel Ricciardo foi o mais rápido, com 0s079 de vantagem para Sebastian Vettel, mesmo com a RBR calçada com pneus macios, enquanto a Ferrari utilizou ultramacios, os mais aderentes do fim de semana. Max Verstappen, com a outra RBR, foi o terceiro, a 0s088 do australiano.

Depois da fantástica vitória no último GP da Alemanha, Lewis Hamilton sabia que em Hungaroring a Mercedes iria ter mais dificuldades. E, de fato, o líder do campeonato, ficou numa discreta quinta posição, embora também tenha usado apenas os pneus macios. No entanto, Hamilton ficou a menos de 0s1 do quarto colocado Kimi Raikkonen e à frente do companheiro Valtteri Bottas, o que não deixa de ser promissor para o inglês.

Quem teve um bom treino foi Romain Grosjean, que levou a Haas ao sétimo lugar, três posições à frente do companheiro Kevin Magnussen. A Renault também ficou com seus dois carros entre os dez primeiros, com Nico Hulkenberg em sétimo e Carlos Sainz em nono. No entanto, já na segunda metade da sessão, o alemão parou seu carro depois que o painel apagou e o motor perdeu potência. Teoricamente foi um problema eletrônico, que permitirá a Nico participar do segundo treino livre.

Homenagens a Marchionne

Como esperado, a Fórmula 1 pagou tributos ao ex-presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, falecido nesta semana. A equipe italiana colocou uma faixa negra na seção dianteira, enquanto a Haas, cliente da Ferrari, pôs uma foto do ex-dirigente.

Vettel domina primeira parte

Com pneus médios, os mais duros do fim de semana em Hungaroring, Verstappen e Ricciardo fizeram os melhores tempos nos primeiros minutos do treino, mas ambos foram superados por Raikkonen, com ultramacios, e Hamilton e Bottas, com macios, embora por uma margem menor do que se esperava pela diferença entre os pneus.

Com ultramacios, Vettel assumiu o primeiro lugar, primeiro com 1m18s218. Logo depois, o alemão foi o primeiro a baixar da casa de 1m18s, por apenas 0s003.

Rodada de Verstappen

Parece notícia velha, mas não é... Max Verstappen voltou a rodar com sua RBR numa atividade da temporada 2018. Na primeira curva do traçado de Hungaroring, o holandês deixou a traseira do carro escapar, mas, depois da rodada, conseguiu voltar ao traçado.

Com Charles Leclerc fora do treino livre, substituído por Antonio Giovinazzi, a Sauber desta vez não brigou por lugares no Top 10, mesmo usando a nova especificação do motor Ferrari. Para piorar, tanto Giovinazzi como o titular Marcus Ericsson (duas vezes) saíram da pista em dado momento.

Quem também voltou a errar foi Brendon Hartley, na última volta do treino. Mas o neozelandês, sempre na berlinda apesar de ter pontuado na última corrida, conseguiu evitar um acidente e voltou ao traçado.

RBR mostra força no fim

Considerada favorita à vitória pelo tipo de traçado lento de Hungaroring, no qual a força do motor não é tão importante, a RBR finalmente mostrou sua força na última meia hora de treino. Tanto Ricciardo como Verstappen, com pneus macios, fizeram tempos equilibrados em relação à Ferrari, com os ultramacios.

A 25 minutos do fim, Verstappen ficou a apenas 0s088 de Vettel, e, logo depois, Ricciardo assumiu a primeira posição, com um tempo 0s079 melhor do que o do piloto da Ferrari.

Confira as atividades na Hungria

O segundo treino livre será disputado a partir das 10h (de Brasília), com transmissão do SporTV2. Já a terceira sessão começará às 7h de sábado, também com transmissão do SporTV2. O treino classificatório terá início às 10h, e o SporTV3 passa ao vivo. Por fim, a corrida será transmitida ao vivo pela TV Globo.

Acompanhe ainda todas as atividades do Grande Prêmio da Hungria em tempo real no GloboEsporte.com.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias