Globo Esporte/LD
ImprimirÀs vésperas dos Jogos Pan-Americanos de Lima, a seleção brasileira de ginástica artística também está de olho no Mundial de Stuttgart. Na Alemanha, em outubro, o Brasil vai buscar as vagas por equipes na Olimpíada. E o caminho na classificatória foi conhecido na terça-feira. O Brasil deu sorte no chaveamento e pegou boas subdivisões na análise dos técnicos da seleção.
A equipe feminina do Brasil vai estar na 12ª e última subdivisão, junto com as favoritas americanas, no dia 5 de outubro. Assim, as brasileiras vão iniciar sua apresentação no salto e já sabendo quantos pontos precisam tirar exatamente para conseguir a classificação para Tóquio 2020. São nove vagas em disputa no Mundial - Estados Unidos, Rússia e China já estão classificados.
- Começarmos a competição no salto é sempre positivo, primeiro por se tratar do rodízio olímpico (ordem de apresentação dos Jogos) e por ser um aparelho de explosão. Nas últimas competições importantes, iniciamos nesse aparelho, trazendo maior experiência para a equipe nesta ordem de competição - disse Francisco Porath, técnico da seleção feminina de ginástica do Brasil.
A equipe masculina, por sua vez, está na quarta subdivisão, que fecha o primeiro dia das classificatórias entre os homens, no dia 6 de outubro. Apesar de muitos de seus principais rivais se apresentarem no segundo dia (EUA, COR, UCR, GBR, HOL e SUI), o Brasil vai competir ao lado da Espanha e da anfitriã Alemanha, mais dois concorrentes pelas nove vagas olímpicas - China, Japão e Rússia já estão classificados.
- Estamos felizes com o sorteio. Competiremos no primeiro dia das classificatórias, iniciando na barra fixa e no grupo com dois países que disputam diretamente a vaga olímpica com o Brasil. Vamos competir com os donos da casa, e sem dúvidas ter o ginásio cheio irá nos motivar ainda mais para fazermos a melhor competição possível - disse Marcos Goto, técnico da seleção brasileira masculina de ginástica.
No momento a seleção brasileira está concentrada em um camping no CT do Time Brasil, no Rio de Janeiro. O período de treinamento vai definir a equipe para o Pan de Lima, de 27 a 31 de julho. Estão no páreo entre os homens Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto, Leonardo Souza, Lucas Bitencourt, Luís Guilherme Porto e Tomas Rodrigues. Entre as mulheres, a disputa está entre Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Isabel Barbosa, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Thaís Fidelis.
Confira o chaveamento das equipes no Mundial de Stuttgart
Dia 4/10 - Classificatória feminina
4h - Subdivisão 1 - UCR e AUS
6h- Subdivisão 2 - RTC e BEL
8h30 - Subdivisão 3 - EGI e ALE
10h30 - Subdivisão 4 - COR e CDN
13h - Subdivisão 5 - ROM e FRA
15h - Subdivisão 6 - CHN* e CAN
Dia 5/10 - Classificatória feminina
4h - Subdivisão 7 - GBR e ITA
6h - Subdivisão 8 - ESP e HOL
8h30 - Subdivisão 9 - MEX e JAP
10h30 - Subdivisão 10 - ARG e RUS*
13h - Subdivisão 11 - HUN e SUI
15h - Subdivisão 12 - BRA e EUA*
Dia 6/10 - Classificatória masculina
5h - Subdivisão 1 - ITA, TAW e CAZ
8h - Subdivisão 2 - NOR, HUN e FRA
11h30 - Subdivisão 3 - RUS*, BLR, e TUR
14h30 - Subdivisão 4 - ESP, ALE e BRA
Dia 7/10 - Classificatória masculina
5h - Subdivisão 5 - EUA, JAP* e CAN
8h - Subdivisão 6 - CHN, BEL, FIN e AUS
11h30 - Subdivisão 7 - UCR, COR e GBR
14h30 - Subdivisão 8 - HOL, ROM e SUI