Globo Esporte/LD
ImprimirA poucos metros do lado esquerdo que conhece tão bem, Branco comentava alguns lances do jogo e se agoniava ao ver o jovem lateral Carlos mais recuado quando a seleção sub-20 atacava.
- Vamos, Carlos. Sai daí. Rapaz, isso me dá um nervoso... - disse Branco, durante o primeiro tempo da derrota no jogo-treino para o Boavista.
Anunciado dia 24 de outubro como novo coordenador técnico de base da CBF, Branco, aos 54 anos, voltou à função 11 anos depois da última passagem pela CBF. Internamente, tem bom trânsito com o presidente eleito Caboclo e tem repetido a vontade de ganhar títulos neste retorno.
Branco convidou para trabalhar como observadores técnicos o ex-meia Djair, com passagens marcantes pelo Fluminense, Botafogo e Cruzeiro, e o ex-zagueiro Edgard Pereira.
Djair e Edgard, que foi convidado por Branco em 2006 para a seleção sub-17 e em seguida treinou os juniores do Fluminense - com o ex-lateral coordenador de futebol nas Laranjeiras -, viajaram nesse domingo para acompanhar a Copa São Paulo de Juniores e a Copa Votorantim sub-15, respectivamente. Eles se somam a outros observadores técnicos na base da CBF - Willian e Rodrigo de Carvalho, ex-observadores técnicos no Grêmio e Athletico, respectivamente.
- O Branco nos convidou e fizemos um contrato para ficar fixo com eles. Por termos vivido isso durante 20 anos, desde o pré-mirim até o profissional, ele quer nossa observação de uma lista de atletas. Para ver algumas coisas que podemos ajudar. Por sermos ex-jogadores, ele quer resgatar um pouco disso (experiência) também - resumiu Djair, que está com 47 anos e foi técnico do sub-20 e, interinamente, do profissional do Madureira no ano passado.
"Ele é bem atuante", diz Carlos Amadeu
Ao site da CBF, ainda em outubro, Branco contou do ânimo em retornar à casa que conhece tão bem e da parceria com Edu Gaspar, coordenador da seleção de Tite.
- Chego para fazer um trabalho alinhado com a coordenação da seleção principal, acompanhando de perto as competições e jogadores da base e mantendo uma interlocução próxima com os clubes - disse, na ocasião.
Com sondagem recente do Arsenal, o coordenador, por enquanto, permanece ao lado de Tite - o presidente eleito da CBF, Rogério Caboclo, garantiu sua permanência. Nos bastidores, porém, há dúvida sobre a continuidade em caso de alguma oferta oficial. O cargo de coordenador da base estava vago desde que Erasmo Damiani foi demitido em fevereiro de 2017 por Marco Polo Del Nero. Edu não participou diretamente da contratação de Branco.
As palavras para o site da CBF foram as únicas de Branco na volta à CBF. Ele tem sido discreto, sem dar entrevistas por enquanto. Após o jogo-treino no sábado, foi embora da Granja com os dirigentes do Boavista, no helicóptero do presidente do time de Saquarema.
Durante o jogo-treino, estava inquieto. Comentava as jogadas e pedia informações a todo momento para outros funcionários da seleção de base. No intervalo, sentou-se ao lado de Carlos, lateral que queria ver mais avançado no primeiro tempo. Conversou um pouco com o jogador de 20 anos do Corinthians.
- Branco é bem atuante. Uma figura muito forte no nosso futebol. Desde os 18 anos frequentou a nossa seleção, jogou três Copas (1986, 1990 e 1994). Teve aprendizado, resquício daquela geração de 1982, que jogou futebol belíssimo. Jogou em 1990 com dificuldade na época muito grande e que serviu de aprendizado para 1994. É um cara que entrega essa experiência para a gente e toda comissão técnica colabora bastante. Ele tem linguagem simples e direta e facilita o nosso trabalho - disse o técnico da seleção sub-20.
Sul-Americano começa quinta. Brasil estreia sábado
A seleção brasileira sub-20 já está em solo chileno. A cidade que recebe a seleção brasileira é Rancagua, que fica a cerca de 90 km de Santiago, capital do país. No grupo A, o Brasil tem Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela como adversário na primeira fase.
No dia 19, próximo sábado, o time brasileiro enfrenta a Colômbia. Na quinta, o Sul-Americano sub-20 começa com os seguintes confrontos: Venezuela x Colômbia; Chile x Bolívia.
Confira os 23 jogadores da seleção brasileira sub-20:
Goleiros: Brazão - Cruzeiro / Hugo - Flamengo / Phelipe - Grêmio
Defensores: Carlos - Corinthians / Emerson - Atlético-MG / Luan Candido - Palmeiras / Lucas Ribeiro - Vitória / Thuler - Flamengo / Vitinho - Cercle Brugge (Bélgica) / Vitão - Palmeiras / Walce - São Paulo
Meio-campistas: Matheus Tetê - Grêmio / Gabriel Furtado - Palmeiras / Gabriel Menino - Palmeiras / Igor -São Paulo / Luan - São Paulo / Marcos Antonio - Estoril (Portugal) / Ramires - Bahia
Atacantes: Lincoln - Flamengo / Jonas Toró - São Paulo / Marquinhos Cipriano - Shaktar Donetsk (Ucrânia) / Rafael Papagaio - Palmeiras / Rodrygo - Santos