Sábado, 23 de Novembro de 2024
Esportes
14/02/2018 14:52:00
Elano conclui curso e tem carta branca para estágios no Corinthians e Palmeiras

Globo Esporte/LD

Imprimir

Começar do zero, com a mente aberta e empenhado nos estudos. É dessa forma que o ídolo santista e ex-jogador da seleção brasileira Elano Blumer trabalha para aprimorar e crescer na sua nova profissão: técnico de futebol.

Na última semana, o ex-atleta concluiu um dos módulos do curso de treinador da CBF e garantiu a licença B.

Em entrevista ao GloboEsporte.com, Elano contou sobre a experiência adquirida nas aulas e confidenciou que irá estagiar em dois grandes adversários do Santos: Palmeiras e Corinthians.

Quais os principais pontos abordados no curso? O curso abordou gestão e formação de equipe, além da categoria de base (licença B). Foi importante para eu resgatar algumas coisas que sempre acontecem na base, mas que carregamos para as nossas vidas. Foi muito positivo dividir e trocar experiências com outros professores que estão se formando.

Você se sente melhor preparado para dar sequência à sua carreira? Confesso que me sinto preparado para iniciar um trabalho. Porém, é extremamente importante ter as licenças documentadas e estar graduado para trabalhar. Já tive a parte prática, como ex-atleta e técnico/auxiliar, mas preciso adquirir minhas licenças para dar continuidade ao trabalho. O ano será de muito estudo e preparo teórico para que, em 2019 ou 2020, eu inicie a carreira de treinador de futebol.

Quais os principais professores que ministraram as aulas? Outros ex-atletas também integraram essa turma? Todas as aulas são importantes, desde que você vá de coração aberto para aproveitar o curso da melhor forma possível. Tem coisas que imaginamos como seja, mas é importante ouvirmos outros profissionais para agregar conhecimento. O Osmar Loss (auxiliar técnico do Corinthians) foi um cara fantástico, nos deu um direcionamento muito bacana. Enfim, todos os profissionais contribuíram dentro de suas áreas.

Quais os próximos passos para sua formação? Pretende fazer as próximas etapas do curso da CBF? Finalizado o B, quero fazer o A para depois iniciar o Pro, sem deixar a parte prática de lado. Pretendo continuar estudando e estagiando em clubes nacionais e estrangeiros. O Carille e o Roger já abriram as portas para eu acompanhar o trabalho deles, entre outros. A ideia é montar uma comissão técnica entre 2019 e 2020 e dar início ao trabalho.

Ídolo como jogador, Elano comandou o Santos interinamente na reta final do Campeonato Brasileiro de 2017, com três vitórias, três derrotas e um empate.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias