Folha Press/LD
ImprimirO baiano Allan do Carmo, 25, garantiu na manhã desta segunda-feira (27) sua vaga na maratona aquática nos Jogos Olímpicos do Rio. Ele obteve a classificação após terminar a prova de dez quilômetros na nona colocação com o tempo de 1h50min23s -os dez primeiros colocados se classificavam- no Mundial de esportes aquáticos em Kazan, na Rússia.
De acordo com a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), a vaga pertence ao país e não ao atleta, mas a comissão técnica brasileira da modalidade definiu que os nadadores que ficassem entre os dez primeiros colocados no Mundial se classificariam para a Olimpíada. O outro brasileiro na prova foi Diogo Villarinho, que terminou na 21ª colocação.
"Essa é a prova mais forte do mundo. Sabia que seria difícil, mas confiei na estratégia e trabalhei muito para chegar até aqui. Agora tenho um ano para me preparar e chegarei lá muito melhor. O objetivo neste Mundial era realmente classificar. É o nono lugar mais feliz da minha vida", disse Allan do Carmo.
A medalha de ouro em Kazan ficou com o americano Jordan Wilimovski, que completou a prova em 1h49min48s, seguido pelo holandês Ferry Weeterman (1h50min00s) e pelo grego Spyridon Gianniotis (1h50min00s).
A prova dos dez quilômetros da maratona aquática na Rio-2016 reunirá 25 atletas e será disputada na praia de Copacabana.