Globo Esporte/LD
ImprimirA derrota do Paris Saint-Germain para o Real Madrid, na última quarta-feira, fez as críticas ao trabalho de Unai Emery se intensificarem - muito por conta das opções polêmicas do treinador na escalação inicial, deixando Thiago Silva e Di María no banco de reservas. E o fato de "barrar" o zagueiro, capitão e líder do vestiário, no jogo considerado mais importante da temporada movimentou a entrevista coletiva do treinador nesta sexta.
Na véspera do confronto contra o Strasbourg, pelo Campeonato Francês, Emery foi questionado sobre o que o levou a deixar o brasileiro no banco, e atribuiu a escolha a uma "questão tática".
- Para mim, ele pode dar muitas coisas à equipe (...) Nós temos um processo de trabalho. Eu estou muito contente com os nossos três zagueiros e os três têm jogado. Para mim, cada um pode dar uma coisa positiva pra a equipe e quando preparo cada partida da temporada, nós jogamos com os três. Quando eu decidi que Kimpembe jogaria foi também por uma questão tática, uma decisão técnica e também eu falei com Thiago Silva, Kimpembe e também falei com Marquinhos, que preciso deles em cada partida e na partida contra o Real. Eu continuo confiando nos três para a temporada - disse o técnico.
As substituições de Emery durante o confronto também foram vistas com estranhamento pela imprensa francesa, como a entrada de Meunier, com Daniel Alves jogando mais à frente. Outra polêmica foi a ausência de Di María - ainda mais criticada pelo fato do espanhol ter terminado a partida com uma substituição ainda a fazer.
- Todas as coisas que fizemos na partida são coisas que trabalhamos. Todas as escolhas para esse jogo não foram inéditas, são coisas que trabalhamos durante a temporada, e é por isso que o resultado pode dar certo ou não. São coisas que trabalhei, mas o resultado não é o que eu queria. Cada um pode aproveitar a oportunidade que dou. A diferença é quando fazemos o gol ou não.
Elogios para Neymar
Outro nome criticado após a derrota por 3 a 1 foi Neymar, que não teve uma atuação de destaque como esperavam os torcedores. Emery, entretanto, fez questão de elogiar o desempenho do brasileiro.
- Para mim ele fez uma grande partida. Mostrou muitas coisas positivas para fazer a diferença. Se ele melhorar os pequenos detalhes, que eu tenho certeza que acontecerá em casa, ele irá mostrar a todos o grande jogador que é.
Confira trechos da entrevista coletiva do treinador do PSG:
Sobre jogo contra Strasbourg neste sábado
- Agora o mais importante é preparar bem o jogo contra o Strasbourg em casa e com nossos torcedores para continuar no nosso processo de preparar a equipe para os jogos que vão vir. A melhor preparação é reencontrar a vitória no Parque dos Príncipes e continuar com folga no campeonato. Mas com respeito ao Strasbourg, que é uma boa equipe. Ver como os jogadores estarão nesta sexta e estar pronto para sábado é o mais importante.
O que não funcionou contra o Real?
- Para mim, a equipe fez uma boa partida mas o futebol é assim. Você pode ser melhor em muitos minutos do jogo e a bola não entrar. E o adversário pode marcar nos momentos deles. Acho que o time fez uma boa partida contra a melhor equipe atualmente no mundo. E depois de assistir à partida, eu estou convencido que podemos ganhar, que podemos passar. Estou contente com a resposta dos jogadores. É um resultado que não queríamos, mas muitas coisas que aconteceram em campo são coisas que eu quero. É continuar o trabalho para criar ocasiões. E que na partida em casa que a gente consiga ser mais eficaz para marcar.
Sobre as mudanças para o jogo
- Todas as coisas que fizemos no jogo são coisas que nós trabalhamos durante a temporada. Não foi a primeira vez que fiz. São trabalhadas durante a temporada e é por isso que pode acontecer um resultado bom, mas não ocorreu o resultado esperado. Mas quando estava 1 a 0, tivemos a possibilidade de fazer 2, tivemos um domínio. Essa é a diferença quando você marca ou não.
Arbitragem no jogo contra o Real
- Que seja o mesmo árbitro no jogo de volta aqui em Paris, o mesmo árbitro com os mesmos critérios. Se ele repetir o mesmo critério aqui, eu estarei feliz. O mesmo critério para a equipe que joga em casa. Ontem (quinta) eu vi o jogo entre Lyon e Villareal e vi um árbitro equilibrado para os dois lados. E um pênalti que poderia ser marcado para Lyon, não foi pênalti e não foi marcado, com personalidade. Por isso que eu gostaria que se repetisse o mesmo árbitro aqui, com os mesmos critérios também para nós. Eu gostaria do mesmo critério e que se fosse o mesmo árbitro, seria bom.
Lembra jogo dos anos 90 que o PSG reverteu uma vantagem de 3 x 1 do Real
- Foi um jogo importante. Gols de Valdo, Weah, Ginola, Karembeu... E eu lembro o último jogo importante que jogamos em casa, ganhamos todos os jogos em casa. 4 a 0 contra o Barcelona no ano passado, 3 a 0 contra o Bayern. Eu estou convencido que a equipe vai demonstrar e estou convencido que vamos passar.
Thiago Silva capitão
- Para mim o Thiago Silva é o capitão, é um grande capitão para a equipe. o Di Maria se não jogou a partida de quarta, ele pode jogar os próximos jogos