Da assessoria/SF
ImprimirDesde que assumiu a prefeitura de Sonora, Yuri Valeis (PSDB) mudou a forma como o esporte de Sonora era tratado, sendo reconhecido hoje como um dos principais incentivadores, independente da modalidade.
Tanto que o esporte do município coleciona conquistas, seja em campeonatos municipais, regionais e até mesmo fora de Mato Grosso do Sul. O diretor de Esportes, Romeu Martins, fala do assunto com propriedade, pois tem acompanhado vários times de Sonora em certames.
Uma das conquistas mais recentes é o vice-campeonato da 2ª Etapa da Liga Costa Leste de Voleibol, ocorrida no fim de semana em Chapadão do Sul. O time masculino de Sonora foi até a final, mas perdeu para Chapadão do Céu, num jogo disputado ponto a ponto. Além do segundo lugar, Sonora também trouxe o título de melhor jogador em quadra, que ficou com Júlio Bozoki.
Para o prefeito, dar condições para que os times participem de campeonatos é a principal forma de incentivar o esporte, pois os atletas treinam focados, com vontade de vencer. “Isso eles vão carregar para a vida, a disciplina é muito importante para que consigamos o sucesso, seja em qualquer área”, ponderou.
De acordo com Yuri, a prefeitura acredita que através do esporte tira muitas crianças, adolescentes e até mesmo jovens das ruas, onde estariam sujeitos a marginalização. “Temos trabalhado para ajudar todas as modalidades, principalmente o futebol e suas variantes que é a paixão do brasileiro”, finalizou.
Por falar em futebol, Sonora faz bonito nessa modalidade. Este ano, o futsal de Sonora foi campeão do JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul). No comando de Marcos Preza, o time de Sonora goleou Aquidauana por 7 a 0. O futsal também fez bonito no JOJUMS 2015 (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul), trazendo o vice-campeonato masculino. No ano passado, os meninos foram campeões do JOJUMS. Para tanto, tiveram que vencer sete equipes ao longo do campeonato realizado em São Gabriel do Oeste.