Globo/LD
ImprimirMedalhista de bronze no último Campeonato Mundial, Bruno Fratus começou muito bem sua campanha nos 50m livre da competição deste ano, que está sendo disputada em Budapeste, na Hungria. Na manhã desta sexta-feira, foi o melhor das eliminatórias dos 50m livre com a marca de 21s51, bem à frente do segundo colocado, que foi o americano Caeleb Dressel, com 21s61. Campeão olímpico em 2008, Cielo passou em nono, com 21s99, e também disputará nesta tarde (às 12h30 de Brasília, com SporTV e tempo real no SporTV.com) um lugar na decisão.
- Objetivo era ficar entre os 16 e de noite entre os oito. Estamos de volta ao 21s5, foi bom. Agora é tentar classificar entre os oito, mas o tempo é o de menos. O que vale é classificar. Nadei a melhor prova que eu tinha de manhã, às nove e pouco da manhã. A ansiedade, apesar de velho, ainda tem - disse Fratus.
A temporada de Fratus tem sido muito positiva. Na preparação para o Mundial, disputou cinco torneios na Europa, alguns contra os melhores do ranking, e foi campeão em todos. Nesta eliminatória, seu 21s51 representa sua melhor marca na temporada com sobras, superando o tempo da seletiva, em maio, no Rio, 21s70.
O campeão olímpico de 2008 Cesar Cielo avançou com o nono melhor tempo. Nadando na mesma bateria do compatriota, bateu em quarto lugar com 21s99 e saiu satisfeito da água:
- Foi uma prova boa agora para manhã, pessoalmente é difícil desenvolver muita coisa às 9h30 da manhã (horário da Hungria). Fiz uma prova relativamente boa, deu para tirar o pé, mas hoje a tarde preciso de uma prova mais explosiva e segurar até a chegada - disse Cielo, que tem o 11º melhor tempo do mundo em 2017.
Campeão olímpico em 2008 e bronze em 2012 na prova, Cielo chegou a pensar em encerrar a carreira no fim do ano passado. Tirou um período sabático, curtiu a família e o filho Thomas, que nasceu em setembro de 2015. Mas voltou a treinar em fevereiro após nove meses parado e fez bons tempos em competições nacionais em março. Conseguiu a vaga no Mundial durante o Troféu Maria Lenk e entrou no top 10 do ranking mundial dos 50m livre.
O terceiro melhor tempo foi do grego Kristian Gkolomeev, com 21s69, e o quarto foi o russo Vladimir Morozov, com 21s72. Outros rivais diretos na briga pela medalha também avançaram sem problemas: Ben Proud, da Grã Bretanha, líder do ranking mundial, passou com 21s93, em sexto, enquanto Nathan Adrian, medalhista nos 100m livre em Budapeste, foi o nono com o mesmo tempo de Cielo (21s99).
Quem também caiu na água foi Henrique Martins, nos 100m borboleta. O brasileiro, que já tinha sido finalista nos 50m, conseguiu uma vaga para a semi nesta sexta-feira. Ele completou a prova com 51s48, em terceiro na série, e oitavo no geral.