Globo Esporte/LD
ImprimirCinco jogos de suspensão. Essa foi a punição do atacante Fred, do Fluminense, e do lateral-direito Léo, do Atlético-PR pelas expulsões na estreia de suas equipes na Primeira Liga. O julgamento foi realizado na tarde desta quinta-feira, na sede da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG), em Belo Horizonte. A dupla foi enquadrada no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "agressão física". A pena variava de quatro a 12 jogos.
Segundo informação passada pelo Fluminense, não cabe recurso na decisão da Comissão Disciplinar da Primeira Liga. Mesmo assim, o departamento jurídico do Tricolor vai tentar converter parte da pena de Fred em medida de interesse social.
- Por não caber mais recurso, entendemos que o processo transitou em julgado (quando não cabe mais recurso) e assim vamos tentar a conversão de metade da pena em medida de interesse social. Se conseguirmos, ele ainda terá chance de jogar na Primeira Liga de 2016 caso passemos a fase final - explicou Mario Bittencourt, vice-presidente de futebol do Flu e diretor executivo jurídico do clube.
Fred e Léo se envolveram em confusão na abertura da competição, no último dia 27 de janeiro, jogo vencido pelo time paranaense por 1 a 0 (reveja no vídeo abaixo). O tricolor chegou a dar um soco no rival. Ambos foram expulsos pelo árbitro Célio Amorim, que ainda relatou em súmula uma cotovelada do lateral no centroavante.
Os dois já estão fora do próximo jogo de suas equipes pela competição devido à suspensão automática. No dia 17, o Fluminense encara o Cruzeiro no Mineirão. Na mesma data, o Furacão recebe o Criciúma na Arena da Baixada. Até a final, o calendário prevê mais quatro jogos.