Sábado, 23 de Novembro de 2024
Esportes
15/09/2017 09:27:33
Grêmio se vê "vivo" no Brasileirão e chama torcida para engrenar no returno

Globo Esporte/LD

Imprimir

O Grêmio foi ao Rio de Janeiro na quarta-feira e de lá trouxe um empate sem gols com o Botafogo no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Daqui a cinco dias, a decisão da vaga será na Arena. Mas o pensamento tricolor volta-se ao Brasileirão neste fim de semana, quando recebe a Chapecoense, às 16h de domingo. Para melhorar a campanha no returno e evitar mais um tropeço, Renato Portaluppi recorreu à torcida para lotar o estádio e não deixar o time de lado, já que segue "vivo" no campeonato nacional.

– Até quarta, temos a Chapecoense no domingo. Desde já, eu convoco a torcida do Grêmio. Vocês nos cobram que deixamos o Campeonato Brasileiro de lado. Nunca deixamos. Agora quero ver a resposta da nossa torcida também no domingo. O Grêmio está vivo na Libertadores e no Brasileiro – reforçou Renato após o empate com o Botafogo.

As primeiras rodadas do segundo turno têm mostrado perda de fôlego das principais equipes na briga pelo título brasileiro. Enquanto o líder Corinthians tem campanha de 18º colocado, com uma vitória e três derrotas, o Grêmio não fica muito longe. É o 15º, com uma vitória, um empate e duas derrotas. A distância entre o primeiro e o segundo lugar continua em sete pontos. O problema é que o Santos já encostou nos gaúchos, com apenas dois a menos.

– Não é por causa do Corinthians, que perdeu três jogos. Nós também não ganhamos. Não adianta ficar torcendo para o Corinthians tropeçar. Precisamos fazer nossa parte. Temos a Chapecoense, que está em uma situação difícil, aí volto a pedir o apoio da nossa torcida – emendou o treinador.

Provável Grêmio contra a Chape: Marcelo Grohe; Leonardo, Bressan, Kannemann e Cortez; Michel, Jailson, Ramiro, Fernandinho e Arroyo; Everton.

Mais uma avaliação física dos jogadores deve ocorrer na tarde desta sexta-feira, antes do treino. A direção já se antecipou e afirmou que aqueles mais desgastados serão poupados para a decisão da próxima quarta, pela Libertadores. Edílson sofreu uma pancada no cóccix contra o Botafogo e deve encabeçar a lista. Barrios deixou a partida com cãibras, vinha de uma sequência pela seleção do Paraguai e também não deve atuar.

– Quando fomos com time que falaram que era C ou Z, na verdade eram os jogadores disponíveis dentro de um planejamento de poder enfrentar os mata-matas com condição de passar. Então, nós vamos colocar em campo domingo um time que tenha condições de ganhar da Chapecoense, preservando jogadores que tenham possibilidade de um desgaste maior – reiterou o vice de futebol Odorico Roman.

Em busca de gols

Contra a Chapecoense, o Grêmio também terá de retomar o caminho do gol. Nos últimos seis jogos, a equipe marcou somente em um, a goleada por 5 a 0 sobre o Sport. É verdade que contra Atlético-PR, pelo Brasileirão, e Cruzeiro, pela Primeira Liga, Renato utilizou formações alternativas. Por outro lado, na vitória elástica diante dos pernambucanos, ele não teve Geromel, Luan e Barrios, bem como Pedro Rocha, que fez sua despedida para a Rússia.

A força máxima foi a campo também nas derrotas para o Cruzeiro, por 1 a 0, que culminou na eliminação nos pênaltis, na semifinal da Copa do Brasil, e Vasco, por 1 a 0, pelo Brasileirão, além do empate em 0 a 0 com o Botafogo, pela Libertadores. O desempenho, porém, só ficou abaixo, na avaliação gremista, diante do Cruzmaltino, quando o próprio treinador disse que o time "deu mole".

Ainda, o Tricolor ganha mais combustível para a vitória contra os catarinenses pela proximidade com os 100 gols na temporada. Até o momento, são 98, marcados em mais de 80% das partidas. As duas equipes duelam a partir das 16h de domingo, na Arena, pela 24ª rodada do Brasileirão. O Grêmio é segundo colocado, com 43 pontos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias