Sábado, 23 de Novembro de 2024
Esportes
01/03/2018 15:07:00
Hamilton assusta concorrência e sobra no último teste da semana em Barcelona

Globo Esporte/LD

Imprimir

Depois do frio intenso, da neve e da chuva, o tempo finalmente melhorou em Barcelona e o último dia da primeira semana da pré-temporada da Fórmula 1 foi o mais movimentado. Ainda com a pista molhada, Valtteri Bottas liderou, Stoffel Vandoorne tomou o primeiro lugar quando a pista secou, mas já na parte final do treino, a concorrência levou um duro golpe: Lewis Hamilton estabeleceu o melhor tempo da semana, com boa vantagem para os adversários e, mais incrível, com pneus médios.

Em nenhum momento, o tetracampeão utilizou os pneus mais macios. Mesmo assim, estendendo seus trechos na pista, Hamilton melhorava a cada volta até chegar a incríveis 1m19s333. Para que se tenha uma ideia, a pole position do GP da Espanha do ano passado, em condições muito melhores, tanto de temperatura, como de pneus (macios) , foi conseguida com 1m19s149.

O feito de Hamilton é tão expressivo porque a segunda melhor marca do dia (1m19s854), feita pelo belga Stoffel Vandoorne com a McLaren, foi alcançada com pneus hipermacios, os mais macios numa escala de sete tipos de pneus para pista seca - os médios usados por Hamilton estão em quinto nessa escala.

Vandoorne completou 102 voltas, um número expressivo levando em conta que a McLaren ainda enfrenta dificuldades com a refrigeração do novo motor Renault. A McLaren, aliás, mandou Fernando Alonso à pista nas últimas duas horas e o espanhol confirmou a evolução da equipe ao terminar em quinto, atrás do quarto colocado, o surpreendente Kevin Magnussen (Haas), e do terceiro Sebastian Vettel (Ferrari).

Além da McLaren, mais quatro equipes mandaram seus dois pilotos titulares à pista: Mercedes (Hamilton e Valtteri Bottas), Renault (Nico Hulkenberg e Carlos Sainz), Williams (Sergey Sirotkin e Lance Stroll), Sauber (Marcus Ericsson e Charles Leclerc). Isso permitiu que os pilotos pegassem mais tempo de pista em boas condições.

Tempo melhorou ao longo do dia

A quinta-feira começou com pista molhada, mas sem neve. Marcus Ericsson provocou a primeira bandeira vermelha do dia ao rodar na curva 2 e ficar preso na caixa de brita. Aos poucos a chuva foi diminuindo e os pilotos entraram mais rapidamente na pista. Pela manhã, Valtteri Bottas estabeleceu o melhor tempo com pneus intermediários, seguido por Vettel.

A pista começou a secar e um trilho foi formado na trajetória ideal. Com isso, aos poucos os pilotos foram arriscando voltar à pista com pneus para pista seca. Nico Hulkenberg chegou a ocupar a primeira posição com pneus macios, seguido por Bottas, com médios.

Após conversa com a Pirelli, a McLaren mandou Stoffel Vandoorne à pista com pneus hipermacios e o belga estabeleceu a melhor volta do dia, seguido por Hulkenberg, Pierre Gasly (STR) e Max Verstappen (RBR). Verstappen, aliás, não deu um número significativo de voltas (35) e ainda provocou a segunda bandeira vermelha do dia ao parar o carro na brita.

Quando Hamilton entrou na pista, o desempenho começou discreto, mas aos poucos o tetracampeão foi melhorando seus tempos e esmagou a marca de Vandoorne mesmo com pneus médios bastante gastos. Ninguém chegou perto do inglês, que recolheu a Mercedes W09 aos boxes quando completou 60 voltas, uma a mais do que Bottas havia feito pela manhã.

No fim, houve mais uma bandeira vermelha após uma escapada de Charles Leclerc e, com a pista definitivamente seca e sem ameaça de chuva, os pilotos se preocuparam mais com seus longos trechos, sem que houvesse mais alterações nas primeiras colocações.

As equipes da Fórmula 1 seguem em Barcelona, onde realizam de segunda a quinta da próxima semana a segunda parte da pré-temporada. Serão os últimos dias de treinos antes da abertura do campeonato, dia 25 de março, na Austrália.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias