Globo Esporte/LD
ImprimirNão adiantou nada Lewis Hamilton ter sido o mais rápido em todos os três treinos livres para o GP da Europa no novíssimo circuito montado nas ruas de Baku, capital do Azerbaijão. No treino classificatório deste sábado, o inglês da Mercedes mostrou afobação. Flertando com o limite nos apertados muros do veloz e traiçoeiro traçado, Hamilton já havia escapado da pista no Q1, no Q2 e no Q3. Até que nos minutos finais, cometeu um erro bobo: bateu com a roda dianteira na saída da já conhecida “Curva do Castelo”, quebrou a suspensão dianteira do carro e saiu da briga. Isso facilitou a missão do líder do campeonato, Nico Rosberg. O alemão, que já havia sido o mais rápido nas duas primeiras partes do qualifying, anotou 1m42s758 e teve a honra de conquistar a primeira pole position da história da pista. Rosberg ainda tirou onda ao assistir dos boxes os minutos finais de sessão, enquanto os demais pilotos tentavam, sem sucesso bater seu tempo. Hamilton, por sua vez, terá que largar em 10º.
Um dos grandes destaques da sessão foi Sergio Pérez. O mexicano da Force India aproveitou bem o motor Mercedes de seu carro nas longas retas do circuito e esteve sempre entre os três mais rápidos. No fim, fez o segundo tempo, 1m43s515. Porém, como havia sido punido com a perda de cinco posições em razão da troca de câmbio pelo acidente no último treino livre, terá que largar em sétimo. Com isso, Daniel Ricciardo, da RBR, herdou um lugar na primeira fila do grid ao lado do pole Rosberg. Quem também se beneficiou foi Felipe Massa. O brasileiro havia feito o sexto tempo, mas largará na 5ª colocação, três à frente do companheiro de Williams, Valtteri Bottas, o oitavo. Quem também superou o parceiro de time foi Felipe Nasr. O jovem brasiliense conseguiu levar a limitada Sauber ao Q2 e começa em 16º, enquanto o sueco Marcus Ericsson foi apenas o 20º.
Q1
Nico Rosberg e Lewis Hamilton foram os mais velozes na primeira parte do treino classificatório, mostrando a soberania da Mercedes. Na sequência apareceu Sergio Pérez, da Force India, provando a força dos motores alemães. Felipe Massa se classificou com folga com a Williams, em 13º. Já Felipe Nasr surpreendeu ao levar a limitada Sauber ao Q2. Por apenas um décimo, o jovem brasileiro abocanhou a 16ª e última vaga para a segunda parte da sessão. Seu companheiro de equipe, Marcus Ericsson, ralou o carro no muro por duas vezes, foi somente o 20º e acabou eliminado. Outro que se deu mal foi Jenson Button. O inglês da McLaren teve problemas no câmbio, e amargou apenas o 19º tempo. Também saíram as duplas da Renault, Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, e da Manor, Rio Haryanto e Pascal Wehrlein. O Q1 foi marcado para algumas escapadas, como as de Hamilton, Button e de Romain Grosjean (Haas).
Eliminados no Q1: Rio Haryanto (Manor) Pascal Wehrlein (Manor) Jenson Button (McLaren) Marcus Ericsson (Sauber) Kevin Magnussen (Renault) Jolyon Palmer (Renault)
Q2
Por pouco Hamilton não sai da briga pela pole position. Sempre abusado, o britânico fritou pneus e saiu da pista durante a segunda parte do qualifying e se encontrava na décima posição a minutos do fim do Q2. Já com cronômetro zerado, o tricampeão anotou o segundo melhor tempo, atrás apenas de Rosberg, e conseguiu a vaga no Q3. Pérez, novamente, foi o melhor depois das Mercedes, enquanto seu companheiro de Force India, Hulkenberg, acabou eliminado. Avançaram também Ricciardo, Verstappen, Vettel, Bottas, Raikkonen e Kvyat. Felipe Massa ficou com a décima e última vaga. Já Nasr não pôde fazer muita coisa e ficou em 16º. Também caíram foram: Grosjean, Hulkenberg, Sainz, Alonso e Gutiérrez.
Eliminados no Q2: Romain Grosjean (Haas) Nico Hulkenberg (Force India) Carlos Sainz Jr. (STR) Fernando Alonso (McLaren) Esteban Gutiérrez (Haas) Felipe Nasr (Sauber)
Q3
Voando baixo, Pérez fez a volta mais rápida no começo do Q3, 1m43s515m seguido pelas Ferrari de Vettel e Raikkonen. Rosberg e Hamilton, por sua vez, não haviam forçado o ritmo ainda, e apareciam com os últimos tempos. O inglês, fritou pneus e saiu da pista mais uma vez. Verstappen abortou a primeira volta após quase se chocar com Bottas, enquanto Massa deixou para sair nos boxes somente na parte final do treino. Com sua primeira volta rápida, o brasileiro da Williams subiu para a 4ª psoição.
Nos minutos finais, Hamilton, flertando com o limite durante toda a sessão, cometeu um erro bobo: bateu com a roda dianteira na saída da curva do Castelo e quebrou a suspensão dianteira da Mercedes. Simultaneamente, Rosberg anotava 1m42s758 e pulava para a primeira posição.
O treino foi paralisado sob bandeira vermelha a 2 minutos do fim para a retirada do carro do britânico. Com isso, os pilotos ainda tinham tempo para sair dos boxes e abrir mais uma volta rápida. O alemão, da Mercedes, porém, confiando em seu tempo, permaneceu nos boxes e ficou torcendo para que ninguém batesse sua marca. E ninguém conseguiu. Entre as mudanças no último segundo, destaque apenas para Ricciardo, que fez o terceiro tempo.