Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025
Esportes
19/09/2017 15:32:00
Hipismo terá equipes formadas por atletas de países diferentes na Olimpíada de 2020

Globo Esporte/LD

Imprimir

Um dos mais tradicionais esportes do programa dos Jogos Olímpicos, o hipismo terá uma mudança importante para a próxima edição do maior evento poliesportivo do mundo. Em Tóquio 2020, atletas de países diferentes poderão formar uma equipe e conquistar uma medalha, algo que não acontece desde 1904. Atualmente, nenhuma modalidade coloca atletas que não são compatriotras em um mesmo time. A informação foi confirmada por Luiz Roberto Giugni, ex-presidente da Confederação Brasileira, e hoje membro da Federação Internacional:

  • Está tudo certo, tudo foi discutido. Vamos ter na competição as equipes do mesmo país e vão ter também equipes mistas, com atletas de países diferentes entre aquelas nações que não se classificaram para a competição. Eles vão disputar a mesma medalha de ouro, mesma medalha de prata... A ideia passa por um problema de mídia, que queremos ter mais divulgação, mais atenção...Estimular e motivar o público - disse o dirigente, que compareceu na coletiva de apresentação do Indoor da Sociedade Hípica Paulista, evento que será realizado essa semana, em São Paulo.

Na Olimpíada da juventude, evento que acontece de quatro em quatro anos e reúne atletas entre 14 e 18 anos, a regra já existe. Em 2014, por exemplo, na China, a brasileira Bianca Rodrigues fez parte do time que levou a medalha de prata, ao lado de chilenos, uruguaios e argentinos.

  • A ideia é universalizar o esporte, olhar o crescimento do esporte em outros lugares, como na Ásia. Levar a modalidade para o restante do mundo. Dar uma chacoalhada nessa na árvore - disse o dirigente.

A dúvida é saber como, em caso de pódio, as entidades que organizam os Jogos vão distribuir as medalhas no tradicional quadro entre os países.

Nas três primeiras edições dos Jogos Olímpicos, em 1896 (Atenas, Grécia), 1900 (Paris, França) e 1904 (St. Louis, EUA), algumas equipes mistas entre países foram formadas no tênis, polo aquático, esgrima, atletismo e até cabo de guerra, e foram ao pódio. Desde então, nenhum time misto entre países foi formado. Nos Jogos do Rio de Janeiro, o COI reuniu o primeiro time de refugiados, com atletas de diversos países, mas em nenhum deles foram formadas equipes, todos participaram em eventos individuais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias