Globo Esporte/LD
ImprimirDe seis pontos, apenas um. Os dois jogos no Beira-Rio que poderiam assegurar o retorno virtual à primeira divisão para o Inter tiveram efeito contrário. E a palavra "ansiedade" assumiu o topo do vocabulário colorado. Como mantém a liderança da Série B, o acesso permanece logo ali mas, no mínimo, atrasou.
O time de Guto Ferreira chegou ao duelo contra o Ceará, no sábado passado, com 61 pontos, a apenas três da projeção virtual para subir. A derrota por 1 a 0 manteve o freio de mão puxado e o alerta ligado. Novamente diante da torcida, na noite de sexta-feira, a equipe deixou a desejar e ficou no 0 a 0 com o CRB, que luta contra o rebaixamento.
Nas duas partidas em casa, o Inter somou apenas um ponto. Contudo, mantém sete de vantagem ao Oeste, quinto colocado. Sem tempo para digerir mais um resultado negativo, os jogadores treinam já na manhã deste sábado e seguem viagem para Lucas do Rio Verde, onde enfrentam o Luverdense na segunda-feira, pela 34ª rodada. O "treino" será psicológico, para que a proximidade do acesso não tumultue o ambiente no vestiário.
– Até pode ser (ansiedade). A gente está deixando entrar muitas coisas de fora, dizendo que a gente já subiu. Não é assim. Temos que fazer por merecer. Estamos vendo que está perto e as coisas não estão acontecendo. É momento de ter calma, tranquilidade, mas também não deixar a tranquilidade se transformar em apatia – ressalta o volante Edenílson.
– Queira ou não queira, o gol não sai, a ansiedade cresce. O campeonato não está resolvido. Falavam que o Inter fecharia (o acesso) nesta rodada há duas rodadas. Sequer chegamos aos 64 pontos com dois jogos em casa – complementa o técnico Guto Ferreira.
Diante do CRB, o Inter até criou chances para vencer, mas pecou nas finalizações. Além do mais, abriu brechas para o adversário e também esteve próximo de sair derrotado. Danilo Fernandes foi o melhor em campo ao bloquear chute de Neto Baiano cara a cara. Mais uma vez, houve abuso de bolas levantadas na área adversária, sem efetividade. Segundo o vice de futebol Roberto Melo, o grupo está preparado para superar os momentos derradeiros da Série B.
– Nos jogos em casa, a ansiedade atrapalhou. Começamos bem, a bola não entrou. Nosso goleiro estava em um bom dia. Tem que enfrentar dificuldades, saber sofrer. Esse grupo já passou por dificuldade maior e superou, soube reverter – declara.
"O jogador fica bravo, com certeza, muito triste por não conseguir o objetivo. Ansiedade e vontade de fazer o gol cedo e a gente não conseguiu. Vamos conversar para tocar bem a bola e ter mais tranquilidade". (Leandro Damião, atacante)
Resta aos colorados esquecer os tropeços em Porto Alegre e olhar à frente. Restam cinco rodadas para garantir um acesso que é questão de tempo. Do pelotão de cima, apenas o terceiro colocado América-MG ainda entra em campo neste sábado. Se vencer o Guarani fora de casa, chega aos 60 pontos e sobe para segundo. Com 62, o Inter vai ao Mato Grosso com a liderança assegurada. A partida contra o Luverdense está marcada para as 20h de segunda-feira.