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Esportes
09/06/2023 12:00:00
Messi no Inter Miami: ingressos para estreia inflacionam e especialistas exaltam negócio

Globo Esporte/LD

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O impacto global da contratação de Messi pelo Inter Miami fez a procura e o preço dos ingressos para os jogos da equipe dispararem desde a última quarta-feira, dia que o craque foi anunciado pelo time da MLS.

O preço médio de compra para os jogos do Inter no DRV PNK Stadium, com capacidade para 19.100 espectadores, subiu de US$ 31 (R$ 152 na cotação atual) para US$ 152 (R$ 746). Já para os jogos fora de casa, o valor aumentou de US$ 94 (R$ 461) para US$ 207 (R$ 1.016).

Já esse valor para a estreia da equipe na Copa das Ligas – torneio disputado por clubes dos EUA e México -, em 21 de julho contra o Cruz Azul, do México, passou de US$ 24 (R$ 117) para US$ 521 (R$ 2.558). Uma "inflação" de mais de 2.000%!

A partir desse dia, o site oficial do clube só tem aberta nesta quinta-feira a venda de ingressos para um jogo na casa do Inter antes da final da temporada regular da MLS, em 21 de outubro. A partida em questão é contra o Atlanta United, no dia 25 de julho, e os valores vão de US$ 3 mil (R$ 14,7 mil) a US$ 6 mil (R$ 29,4 mil).

Dado o alto nível de demanda, as equipes da MLS podem considerar levar os jogos em que Messi estiver em campo para estádios maiores. Muitos times da liga têm seus estádios próprios com capacidade de 20 mil a 25 mil torcedores, enquanto as grandes arenas onde acontecem os jogos da NFL conseguem receber um público três vezes maior.

Especialistas enaltecem chegada de Messi na MLS

Na visão de especialistas, a chegada de Messi ajuda a liga a dar o salto necessário para a consolidação nacional e internacional do torneio, que tem se desenvolvido. A alavancagem viria num momento crucial para os Estados Unidos, pois o país será, ao lado de Canadá e México, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026. Para Fernando Patara, cofundador e Head de Inovação do Arena Hub, principal centro de fomento à inovação em esporte, entretenimento e mídia da América Latina, o desenvolvimento da liga comprova a consolidação da competição.

  • A implementação de novos recursos tecnológicos faz parte da transformação do esporte através da inovação. Atenta às mudanças no mercado esportivo, a MLS tem criado um terreno propício para crescimento dentro e fora das quatro linhas, inovando diversas áreas responsáveis pela popularização da liga. Por isso, a vinda de uma figura como o Messi para a competição evidencia ainda mais o poder da inovação no segmento esportivo.

Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, afirma que a contratação agrega em diferentes aspectos extracampo:

  • Contratar um dos três maiores jogadores de futebol de todos os tempos, mesmo em fim de carreira, requer grande investimento e criatividade para convence-lo. O Inter Miami foi ousado, venceu a concorrência, e agora terá uma oportunidade única para se tornar globalmente conhecido, além de atrair receitas de TV, bilheteria, licenciamento, patrocínios, além de outros negócios.

  • É um atleta capaz de atrair os olhares do mundo inteiro para si em razão da carreira vitoriosa que construiu ao longo dos anos e pelo que representa fora de campo também. Os amantes do futebol influenciados pelo Messi continuarão a consumir tudo o que gira em torno dele, sendo de forma natural uma excelente oportunidade de popularização para a competição em nível mundial, sem falar na possibilidade da construção de um legado a curto e médio prazo tanto para ele quanto para a MLS – completa Renê Salviano, CEO da Heatmap, especialista em marketing esportivo.

Além disso, uma chegada do argentino à MLS mexe com as estratégias de relacionamento dos torcedores com campanhas e ações especiais. Para Alexandre Motta, Head de Criação da End to End, empresa que conecta o torcedor a sua paixão e é um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo, haverá diversas frentes disponíveis para a criação de conteúdos.

  • Para uma liga em expansão como a MLS, a chegada de Messi abre um leque de oportunidades para potencializar a relação entre torcedores, clubes e a própria competição. Para isso, seria preciso uma estruturação da comunicação em diversas mídias, além da criatividade para formular estratégias de ativações e estreitar o ponto de contato com o torcedor, mesmo que a imagem do atleta colabore para o andamento das ações.
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