Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2024
Esportes
01/05/2016 23:00:00
Multidão prestigia reinauguração do Ginásio de Esportes Fernando Fontoura
O prédio foi totalmente reformado com recursos próprios, colocando fim há pelo menos uma década de abandono por parte daqueles que administraram Coxim.

Sheila Forato

Imprimir
Foto: Gisely Matos

Na noite deste domingo (1º), o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), reinaugurou o Ginásio de Esportes Fernando de Souza Fontoura, localizado no bairro Flávio Garcia. O prédio foi totalmente reformado, colocando fim há pelo menos uma década de abandono por parte daqueles que administraram Coxim.

Uma multidão prestigiou a solenidade, considerada um marco para o esporte coxinense. Não faltavam elogios durante a reinauguração, algumas pessoas se diziam encantadas com o “novo” ginásio. Nas redes sociais a repercussão também é grande, muitos usuários parabenizando a atual administração pelo investimento, feito com recursos próprios.

Além de abrir as portas para a comunidade, as autoridades também inauguraram um busto de Fernando Fontoura. O prefeito não conseguiu esconder a emoção ao entregar a obra. Aluizio definiu o primeiro de maio como um dia emblemático. Para ele, exemplos bons por parte dos políticos tem de acontecer para que as pessoas possam entender que a política, quando praticada com responsabilidade, é capaz de gerar a transformação social.

Foto: Gisely Matos
Foto: Gisely Matos

“Essa obra mudará o destino de muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes, já que o esporte é um dos caminhos para a formação do cidadão em fase de desenvolvimento”, enfatizou o prefeito. Ele lembrou que quando foi para as ruas fez um único compromisso com o povo: governar dizendo o que era possível e o que era impossível de se fazer. “O possível fizemos de início e o impossível estamos construindo com a ajuda da nossa gente”, frisou Aluizio.

Vale lembrar que a reinauguração antecedeu a abertura do JEMS (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul), que está sendo realizado em Coxim. Atletas de 20 municípios, com idade entre 12 e 14 anos, estão em Coxim para saber quem são os melhores do estado no basquete, no handebol e no vôlei, para representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional.

Em nome da família, Zilda Fontoura falou sobre Fernando de Souza Fontoura, que teve a vida interrompida aos 34 anos, em março de 1984, num acidente. Entretanto, a noite era de festa e Zilda ressaltou sua contribuição para o desenvolvimento do esporte coxinense, principalmente com torneios de futebol de salão na região norte.

Foto: Gisely Matos

Fernando de Souza Fontoura nasceu em 26 de fevereiro de 1950. Era filho dos pecuaristas coxinenses Pedro Mendes Fontoura Filho (Peró) e Alda de Souza Fontoura. Criado nas sombras seculares das mangueiras da tradicional Fazenda Burity Quebrado, onde viveu até os 10 anos de idade, estudou interno no Ginásio Dom Bosco de Monte Aprazível (SP) sob a tutela do Padre José Nunes Dias.

Apaixonado pela natureza e pelos encantos do sertão, transformou toda a sua saudade em poesia. Dos 15 aos 18 anos escreveu 32 poemas, sonetos e crônicas. Seus ídolos eram Casimiro de Abreu e Manuel Bandeira. Seu livro de poesias será publicado e lançado no 7º encontro da Família Fontoura, em julho de 2016.

Fez graduação e doutorado em Ciências Contábeis e Auditoria pela Universidade Federal do Paraná. Casou-se com Valburga Laureth Fontoura, com quem não teve filhos. Deixou um único filho, homônimo, sonho de sua vida. Fundou a Organização Contábil Vale do Taquari, com sede em Coxim, e filiais em Rio Verde de MT e Alcinópolis.

Com informações da página Família Fontoura.

Foto: Gisely Matos
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias