Globo Esporte/LD
ImprimirO Seleção SportTV desta segunda-feira comparou a campanha do Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro, com a dos times que foram campeões dos principais campeonatos da Europa. Com oito jogos, apenas Juventus, na Itália, e PSG, na França, tinham campanha superior à do time de Luiz Felipe Scolari.
O Palmeiras venceu sete partidas e empatou uma – o levantamento considera a vitória sobre o Botafogo, sub júdice e em análise no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) –, com aproveitamento de 91,6%. Na mesma altura de seus campeonatos, Juventus e PSG tinham vencidos os oito jogos.
Veja os números dos campeões na Europa e o do Palmeiras após oito jogos:
Juventus (Itália) – 100%
PSG (França) – 100%
Palmeiras - 91,6%
Manchester City (Inglaterra) – 83,3%
Bayer (Alemanha) – 66,6%
Barcelona (Espanha) – 62,5%
O narrador Cléber Machado iniciou a discussão:
– Os times do 10º ao 20º (colocados) nesses campeonatos europeus são melhores ou piores do que os nossos? Eu tenho dúvida. O Palmeiras tem hoje uma diferença de cinco pontos para o Santos (somados os pontos da vitória sobre o Botafogo). A consistência da campanha do Palmeiras não tem discussão.
O comentarista Bob Faria questionou:
– O cenário aqui é mais equilibrado do que lá?
– Claro que é. E o Palmeiras sobra num cenário mais equilibrado – respondeu André Rizek, deixando claro que essa característica torna os números do Palmeiras ainda mais impressionantes.