Terra/LD
ImprimirApós se despedir oficialmente do São Paulo na última quarta-feira (7), através de um comunicado em que citou inúmeros funcionários do clube, mas não o presidente Carlos Miguel Aidar, Juan Carlos Osorio foi oficializado como novo treinador da seleção mexicana. A partir das conversações nessa sexta-feira (9), ficou acordado que é o colombiano quem terá a missão de encaminhar o México ao Mundial de 2018. O plano é que Osorio seja apresentado na próxima quarta (14).
A breve nota emitida pela Federação Mexicana neste sábado não divulgou o tempo de contrato do treinador, que deve girar em torno de três anos, já que o principal plano é ter em Juan Carlos Osorio a liderança necessária para chegar em mais uma Copa do Mundo. O que se sabe é que o colombiano está na Califórnia para acompanhar o duelo decisivo entre México e Estados Unidos, na noite deste sábado (10), que vai eleger o representante da Concacaf na Copa das Confederações de 2017.
Após quatro meses de trabalho no São Paulo, clube no qual acumulou 12 vitórias, sete empates e nove derrotas em 28 partidas, configurando aproveitamento de 51% dos pontos, Osorio deixou o clube pela porta da frente um dia depois da briga envolvendo o ex-diretor de futebol Ataíde Gil Guerreiro e o ainda presidente Carlos Miguel Aidar. Com o técnico, foram para o México o auxiliar Luis Pompilio e o preparador físico Jorge Rios.
Com passagens pelo futebol da Inglaterra, Estados Unidos e Colômbia, além do Brasil, Osorio nunca escondeu, em suas entrevistas, o sonho de disputar uma Copa do Mundo por uma seleção nacional. Procurado pelos mexicanos, até tentou acordar uma conciliação dos cargos até dezembro, propondo acumular funções, mas não conseguiu encontrar um meio-termo diante da oferta estrangeira.
Agora oficializado no cargo, o treinador, ex-São Paulo, chega para o lugar de Miguel Herrera, que estava sendo ocupado provisoriamente pelo brasileiro Ricardo Ferretti, responsável por levar o Tigres à final da Copa Libertadores deste ano. Ferretti se dispôs a ajudar o México depois da saída de Herrera, que protagonizou briga com um jornalista mexicano e deixou o cargo apesar da conquista da Copa Ouro.
A provável estreia de Osorio deve acontecer em meados de novembro, quando o México enfrentará El Salvador, no dia 13, pelas Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo. Um duelo contra Honduras está marcado na sequência. Na terça-feira (13), um dia antes de sua apresentação, o México ainda tem um amistoso contra o Panamá, a ser disputado na cidade de Toluca, no México.