Da assessoria/LD
ImprimirOs Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, começam nesta sexta-feira, com a participação de nove atletas de Mato Grosso do Sul: Yeltsin Ortega, Rosenei Herrera e Silvania de Oliveira, além de jogadores que forma a base da seleção brasileira de Futebol 7. A abertura oficial será às 19 horas (MS).
Yeltsin Ortega, com baixa visão, participa dos jogos pela segunda vez, disputará as provas 1,5 mil e 5 mil metros, e espera trazer a medalha de ouro para o Brasil nas duas provas. Seu principal adversário será o venezuelano Roger Rodrigues.
Sobre Rosenei Herrera, classe F36 com paralisia cerebral, ela vai competir na prova de arremesso de peso, programada para o próximo domingo. Já Silvania de Oliveira, baixa visão, natural de Três Lagoas, participará das provas de salto em distância e 100m rasos, com grande chance de medalha.
Na modalidade de Futebol 7 Paralímpico, Mato Grosso do Sul é referência nacional. Tanto que tem seis atletas na seleção brasileira que lutará pela medalha de ouro nos Jogos.
Os Jogos Parapan-Americanos de Toronto terão a participação de 272 atletas brasileiros. A delegação é a maior da competição. O evento tem início hoje e se estende até o dia 15 de agosto. Nas duas últimas edições do Parapan, o Brasil terminou em primeiro no quadro geral de medalhas. A meta em Toronto é repetir a posição.