GE/LD
ImprimirO Fortaleza é o primeiro nordestino a chegar a uma final de Sul-Americana. O clube passou pelo Corinthians nesta terça-feira (3) por 2 a 0, na Arena Castelão. A vitória foi conquistada no segundo tempo, levando o torcedor do Fortaleza à loucura. Pikachu e Tinga brilharam marcando os gols.
O Fortaleza enfrenta Defensa y Justicia ou LDU na final. Os times se enfrentam nesta quarta-feira (4). Na primeira semifinal, LDU venceu por 3 a 0.
Pikachu está no Fortaleza desde 2021. É um dos principais nomes do time de Vojvoda. Ele entrou no lugar de Marinho, lesionado. Conquistou um título da Copa do Nordeste e três títulos do Cearense com o Laion. Foi dele o primeiro gol do Fortaleza na semifinal, na Arena Castelão.
- É difícil comentar, porque fizemos história. Esse era o nosso objetivo desde a apresentação, no dia 26 de dezembro. Nosso objetivo era classificar em primeiro do grupo, um grupo muito difícil. Fizemos valer esse primeiro lugar para decidir em casa. O torcedor abraçou o time e nada mais justo do que a gente chegar a essa final. Todo mundo tem a sua parcela de contribuição. É noite histórica para todo mundo - afirma Pikachu.
Tinga está no Fortaleza desde 2015. É um dos ídolos. Conquistou o título da Série B do Brasileiro, em 2018, dois títulos da Copa do Nordeste e seis Cearenses com o Fortaleza. Foi dele o segundo gol do Fortaleza desta terça (3).
Na semifinal, o Leão já havia feito história, sendo o primeiro nordestino também. O time cearense superou Ceará - 2022, Bahia - 2018 e 2020 - e Sport - 2017, que haviam alcançado a fase de quartas de final.
Desde 2009, times nordestinos marcam presença na Sul-Americana. O Bahia é ainda o time que mais vezes participou da Sula, com oito edições. Vitória e Sport somam cinco edições, cada, da Sul-Americana.
O Ceará tem três. O Leão está na segunda participação. Náutico e Santa Cruz marcaram presença apenas uma vez.