Esportes
02/07/2013 09:00:00
Pirelli culpa equipes por problemas e lança pneus novos
A fornecedora da Fórmula 1 atribuiu o estouro repentino dos compostos a uma série de causas e dividiu a culpa com as equipes.
Agência Estado/AB
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\n \n Pressionada pela FIA, a Pirelli se manifestou nesta terça-feira\n sobre as explosões de pneus que assustaram os pilotos durante o GP da\n Inglaterra, em Silverstone, no domingo. A fornecedora da Fórmula 1 atribuiu o\n estouro repentino dos compostos a uma série de causas e dividiu a culpa com as\n equipes. \n \n Após análises, a Pirelli chegou à conclusão de que as explosões\n foram causadas pela inversão dos pneus traseiros e por erros no ajuste da\n pressão e na cambagem (inclinação) dos compostos. A empresa também atribuiu os\n incidentes à zebra alta, principalmente na curva 4 do circuito inglês, onde\n aconteceu a maior parte das explosões. \n \n Segundo a Pirelli, algumas equipes trocaram os pneus do lado\n esquerdo pelo direito para ganhar tentar obter melhor rendimento dos carros.\n "Os pneus fornecidos neste ano tem uma estrutura assimétrica, o que\n significa que não podem ser invertidos", destacou a empresa italiana, em\n comunicado oficial. \n \n As mudanças na pressão e na inclinação do pneu (em relação ao\n chão) também teriam sido motivadas pela busca de maior velocidade. Na avaliação\n da Pirelli, os pneus estavam com pressão inferior à indicada pela própria\n fornecedora. "Com menor pressão, os pneus estão sujeitos a condições de\n maior desgaste", explicou a Pirelli. \n \n "Os pneus de 2013 não comprometem a segurança se usados da\n maneira correta", frisou o comunicado, que foi reforçado pelas explicações\n do diretor Paul Hembery. "O que aconteceu em Silverstone nos deixou\n tristes. Com estes pneus sofisticados é vital para nós ter acesso a dados como\n temperatura, pressões e cambagem. Enquanto esperamos por uma revisão das\n regras, iremos fornecer pneus que são mais fáceis de gerenciar".\n \n A revisão das regras, sugerida por Hembery, começou a ter efeito\n na segunda, quando a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu\n utilizar o teste de novatos, neste mês, como oportunidade para a Pirelli\n avaliar as informações sobre os pneus em tempo real. \n \n "Foi acordado com a FIA a realização de testes de inverno e\n durante a temporada para o desenvolvimento dos pneus", apontou o\n comunicado da Pirelli. Novos testes durante a temporada deverão ser realizados\n ainda neste ano. A liberação destas sessões foi concedida após mudanças no\n regulamento da F1, aprovadas recentemente. \n \n Com o objetivo de evitar novos sustos, a Pirelli também anunciou\n nesta terça que já contará com pneus novos no GP da Alemanha, em Nürburgring,\n no próximo fim de semana. Estes compostos contam com interior composto de\n Kevlar - fibra sintética muito resistente e leve - e já foram testados nos\n treinos livres do GP do Canadá, no início de junho. \n \n A etapa seguinte, em Budapeste, contará com pneus reformulados, a\n partir de uma combinação da "estrutura de 2012 com os compostos de\n 2013". Estes serão submetidos ao teste, anteriormente reservado aos novatos\n mas que agora contará com os pilotos titulares das equipes, a ser realizado em\n Silverstone, entre os dias 17 e 19. O GP da Hungria, na sequência, será\n disputado no dia 28.
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