Globo Esporte/LD
ImprimirPresidente da Uefa, Aleksander Ceferin deu uma longa entrevista ao jornal italiano "Gazzetta dello Sport" e falou pela primeira vez sobre as polêmicas de arbitragem nas quartas de final da Liga dos Campeões, sobretudo na classificação do Real Madrid sobre a Juventus. Ele explicou que a implantação da tecnologia do árbitro de vídeo é necessária, sim, mas que não vai acontecer tão cedo.
Em resumo, Ceferin disse que vai aguardar o aperfeiçoamento do VAR e principalmente o treinamento mais aprimorado dos árbitros. E arriscou até um prazo para que a competição receba a novidade: na temporada 2019/2020.
A Liga dos Campeões é como uma Ferrari ou um Porsche. Você não pode chegar dirigindo, tem que treinar e testar. Todo mundo precisa entender como isso funciona - declarou o presidente.
Ainda é cedo para o VAR, mas não significa "nunca". O processo é inelutável, vamos tê-lo um dia na Liga dos Campeões, mas não temos pressa - completou ele.
O centro das discussões nas quartas de final da Liga dos Campeões foi o pênalti assinalado a favor do Real Madrid no fim da partida contra a Juventus, que vencia por 3 a 0 - resultado que exigiria prorrogação. Cristiano Ronaldo cobrou e garantiu a vaga do Real nas semifinais. Buffon talvez tenha dado as declarações mais fortes dizendo que o árbitro inglês Michel Oliver tinha "uma lata de lixo" no lugar do coração.
Ceferin repreendeu as palavras do goleiro italiano, mas disse que entende seu sentimento.
- O que ele disse não foi certo, ele não devia ter feito aquilo. No entanto, eu entendo a frustração e o desapontamento de perder um jogo com um pênalti aos 48. Você sente que perdeu uma grande oportunidade, então consigo entender Buffon - disse ele.
Confira o que disse Aleksander Ceferin:
"Eu tenho preocupações com o VAR na Copa do Mundo, onde teremos árbitros que nunca trabalharam com a tecnologia. Espero que não tenhamos escândalos e problemas. Mas é um torneio único, é mais fácil (implantar a tecnologia). A Premier League também adiou o uso.
O futebol já é bonito agora, certo? Acho que algumas pessoas querem dizer que foram as primeiras, que entraram na história. Mas eu não ligo se disserem que "O VAR chegou na Liga dos Campeões com Ceferin". Você não pode mudar um torneio que já está em progresso. Do contrário, alguém pode dizer "mas se tivesse o VAR dois meses atrás...".
Portanto, me desculpem, mas sabe o que mudaria na partida entre Real Madrid e Juventus? Nada.
Existem aqueles que viram o lance 20 vezes, eu vi umas 50. Mas, ainda assim, para metade das pessoas foi pênalti, e para a outra não foi. No jogo entre Manchester City e Liverpool, (o VAR) teria sido útil no gol anulado (de Sané), mas existem outros problemas. Falando francamente, na temporada 2019/2020 nós poderemos ter a tecnologia na Liga dos Campeões e no torneios europeus."