Uol/SF
ImprimirO domínio apresentado por Nico Rosberg ao longo de todo o fim de semana do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 se concretizou neste domingo.
Praticamente de ponta a ponta, o alemão venceu a corrida disputada em Interlagos na tarde deste domingo e chegou ao seu quinto triunfo na temporada de 2014 e se manteve em boas condições de brigar pelo título mundial na etapa decisiva em Abu Dhabi, no dia 23 de novembro, que terá pontuação dobrada.
Com o triunfo, Rosberg conseguiu diminuir de 24 para 17 pontos (334 a 317) a vantagem do companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que foi segundo.
Felipe Massa terminou na terceira colocação e obteve seu segundo pódio na temporada e o sexto em 11 corridas em Interlagos. A última vez que havia chegado ao pódio no Brasil fora em 2012. Neste ano, já havia sido terceiro na Itália.
Com o resultado deste domingo, Hamilton precisará apenas de um segundo lugar na etapa decisiva para ser campeão mundial pela segunda vez na carreira.
Apesar do domínio total na prova, os pilotos da escuderia alemã tiveram alguns problemas com o desgaste excessivo de pneus ao longo da corrida devido à temperatura elevada da pista.
Felipe Massa conseguiu fazer valer a sua posição de largada, mesmo cometendo duas trapalhadas, a primeira logo na sexta volta. Ao entrar nos boxes para trocar os pneus macios pelos médios, acabou excedendo o limite de 80km/h permitido e foi punido. Assim, em sua segunda parada na 26ª volta, foi obrigado a ficar parado cinco segundos sem que os mecânicos pudessem mexer em seu carro.
Em sua terceira parada, na 51ª volta, um novo equívoco. Massa parou no box da McLaren, localizado logo antes do da Williams, e perdeu dois segundos. Ele só notou o equívoco quando os mecânicos da equipe rival pediram para ele sair da posição.
Apesar destes equívocos, conseguiu demonstrar um bom desempenho para assegurar a posição que foi bastante comemorada pelo piloto e pelos torcedores que estiveram em Interlagos.
Companheiro de Massa, Vallteri Bottas também teve problemas e acabou apenas em décimo. Após sua primeira parada nos boxes, o cinto de segurança se abriu. Assim em sua segunda entrada nos pits ficou um longo tempo parado até que os mecânicos conseguissem ajustá-lo.
Terceiro colocado do Mundial, Daniel Ricciardo não conseguiu completar a corrida. Na 41ª volta, o piloto da Red Bull teve um problema na suspensão e parou nos boxes.
As últimas voltas também tiveram uma disputa acirrada pela sexta posição entre os companheiros de Ferrari Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, com o espanhol levando a melhor.
Confira o resultado final do Grande Prêmio do Brasil
Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 71 voltas, 1h30min02s555
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): a 1s4
Felipe Massa (BRA/Williams): a 41s
Jenson Button (GBR/McLaren): a 48s6
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 51s4
Fernando Alonso (ESP/Ferrari): a 61s9
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): a 63s7
Nico Hulkenberg (ALE/Force India): a63s9
Kevin Magnussen (DIN/McLaren): a70s
Valtteri Bottas (FIN/Williams): a 1 volta
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso): a 1 volta
Pastor Maldonado (VEN/Lotus): a 1 volta
Jean Eric-Vergne (FRA/Toro Rosso): a 1 volta
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber): a 1 volta
Sergio Pérez (MEX/Force India): a 1 volta
Adrian Sutil (ALE/Sauber): a 1 volta
Romain Grosjean (FRA/Lotus): abandonou na 66ª volta
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull): abandonou na 41ª volta