GAZETA ESPORTIVA/AB
ImprimirA edição da Liga dos Campeões da temporada 2015-16 já tem estabelecidos os confrontos da primeira fase. Em evento realizado no Principado de Mônaco nesta quinta-feira, a Uefa sorteou os oito grupos que compõem esta etapa do torneio. Maior campeão europeu, o Real Madrid terá um grande desafio no Grupo A ao enfrentar o Paris Saint-Germain, que têm se reforçado constantemente visando o inédito título da Champions. Já o Barcelona, atual campeão, integrará o Grupo E, ao lado de Roma, Bayer Leverkusen e Bate Borisov.
Além do equilibrado enfrentamento entre PSG e Real, outro confronto direto na fase de grupos que atrai atenções opõe Bayern de Munique e Arsenal. Comandado por Pep Guardiola e reforçado com as chegadas de Arturo Vidal, vice-campeão pela Juventus na última temporada, e o brasileiro Douglas Costa, o time bávaro terá que frear o apetite do Arsenal, que tenta avançar às quartas de final após cinco anos. O confronto entre alemães e ingleses reeditará as oitavas de final da temporada 2012/2013.
A atual vice-campeã da Europa, Juventus, também enfrentará um desafio equilibrado na fase de grupos ao medir forças com o Manchester City na chave D. Dos oito cabeças de chave, campeões nacionais, aquele que teve a vida mais facilitada foi o Chelsea. Campeão na temporada 2011/2012, os comandados de José Mourinho duelarão contra Porto, Dínamo de Kiev e Macabbi Tel-Aviv para buscar uma vaga na etapa eliminatória da competição.
Surpresa como cabeça de chave, o holandês PSV, que entrou no pote de número um apenas porque o Barcelona – garantido como cabeça de chave pelo título espanhol – também tinha conquistado o título europeu, enfrentará o Manchester United, que garantiu vaga entre os grupos após superar o belga Brugge nos play-offs, o campeão da Copa da Alemanha, Wolfsburg e o russo CSKA Moscou.
Os grupos C e H são os mais equilibrados de toda essa primeira fase. Na terceira chave, o campeão português Benfica, que vem desfrutando de certa hegemonia no cenário nacional, deverá provar seu valor ao encarar Atlético de Madri, Galatasaray e Astana, o último, do Cazaquistão. A última chave reúne o Zenit, que tentará conquistar espaço no futebol do continente ao medir forças com Valencia, Lyon e Gent.
Confira o chaveamento da primeira fase da Liga dos Campeões 2015/2016:
Grupo A:
Paris Saint-Germain (França) Real Madrid (Espanha) Shakhtar Donetsk (Ucrânia) Malmo (Suécia)
Grupo B:
PSV Eindhoven (Holanda) Manchester United (Inglaterra) CSKA Moscou (Rússia) Wolfsburg (Alemanha)
Grupo C:
Benfica (Portugal) Atlético de Madri (Espanha) Galatasaray (Turquia) Astana (Cazaquistão)
Grupo D:
Juventus (Itália) Manchester City (Inglaterra) Sevilla (Espanha) Borussia Monchengladbach (Alemanha)
Grupo E:
Barcelona (Espanha) Bayer Leverkusen (Alemanha) Roma (Itália) Bate Borisov (Bielorrúsia)
Grupo F:
Bayern de Munique (Alemanha) Arsenal (Inglaterra) Olympiacos (Grécia) Dínamo Zagreb (Croácia)
Grupo G:
Chelsea (Inglaterra) Porto (Portugal) Dinamo de Kiev (Ucrânia) Macabbi Tel-Aviv (Israel)
Grupo H:
Zenit (Rússia) Valencia (Espanha) Lyon (França) Gent (Bélgica)