Terra/AB
ImprimirA Seleção Brasileira que viajará ao Chile para disputar a Copa América de 2015 está definida. Nesta terça-feira, o técnico Dunga anunciou a lista de convocados para o principal torneio da temporada e, diferente do que era esperado, surpreendeu. Se todos os jogadores escolhidos já haviam sido chamados para amistosos desde a volta do treinador ao comando nacional, ele optou por deixar de fora um dos pilares da nova geração do futebol brasileiro: Oscar. Para o lugar do meia do Chelsea, foi convocado o ex-cruzeirense Everton Ribeiro, atualmente no Al-Ahli. Outra surpresa foi a presença do volante Casemiro, do Porto.
A grande novidade da lista anunciada por Dunga foi a ausência de Oscar. O camisa 11 foi titular da Copa do Mundo e, ao lado de Willian e Neymar,formava o "trio mágico" da nova equipe verde e amarela . A não convação do meia, porém, tem justificativa. "O Oscar teve uma lesão no último treinamento no Chelsea. Conversamos com o Mourinho e com o médico do Chelsea. A recuperação vai ser um pouco prolongada, e ele não vai estar nas melhores condições durante a Copa América. Então, contamos com ele depois do torneio. Achamos melhor ele estar preparado para os jogos das Eliminatórias", explicou Dunga.
Oscar preocupou os torcedores do Chelsea ao deixar o campo lesionado no intervalo da partida diante do Arsenal, há uma semana, pelo Campeonato Inglês . O brasileiro se chocou com o goleiro Ospina, sentiu tontura e teve suspeita de concussão. Assim, ficou de fora dos dois últimos jogos do time londrino, diante de Leicester e Crystal Palace. É pouco provável, porém, que esta tenha sido a contusão responsável por tirá-lo da Copa América. De acordo com Dunga, Oscar sentiu contusão em um treinamento. O próprio meia lamentou, via Instagram, ser desfalque.
Dunga também surpreendeu ao convocar Casemiro. Ramires e Souza vinham tendo mais chances com o treinador, mas o volante ex-São Paulo é titular do Porto e tem evoluído na Europa. Ganhou uma oportunidade de ouro. O jogador, por sinal, já havia sido convocado para a Seleção, no ano passado, para os amistosos contra Turquia e Áustria.
A Seleção Brasileira se apresenta no dia 1º de junho, na Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação para a Copa América de 2015. Serão quase duas semanas de treinamentos até a viagem ao Chile. Neste período, o time verde e amarelo disputará amistosos contra México (dia 7, no Allianz Parque) e Honduras (dia 10, no Beira-Rio). A estreia na competição será diante do Peru, em Temuco, no dia 14. Colômbia e Venezuela completam a chave brasileira no torneio continental. O auxiliar pontual até o dia 11 de junho será o ex-volante Clodoaldo. Depois, a função será exercida por Mauro Silva.
Até o momento, a Seleção Brasileira tem o melhor desempenho pós-Copa do Mundo dentre todas as equipes que participaram do torneio. Sob o comando de Dunga, foram oito partidas e oito vitórias (sobre Colômbia, Equador, Argentina, Japão, Turquia, Áustria, França e Chile). O time canarinho marcou 18 gols e sofreu apenas dois nestes oito jogos. O artilheiro da nova era Dunga? Neymar, com oito balanços de rede.
Confira os 23 nomes chamados por Dunga:
Goleiros: Jefferson (Botafogo), Diego Alves (Valencia) e Marcelo Grohe (Grêmio); Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Thiago Silva (Paris Saint-Germain) e Miranda (Atlético de Madrid); Laterais: Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea), Danilo (Porto) e Fabinho (Monaco); Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City), Elias (Corinthians) e Casemiro (Porto); Meias: Everton Ribeiro (Al Ahli-EMI), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Willian (Chelsea) e Philippe Coutinho (Liverpool); Atacantes: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong Luneng), Robinho (Santos) e Roberto Firmino (Hoffenheim).