Globo Esporte/LD
ImprimirQuando o Barcelona-EQU deixará Santa Cruz de La Sierra e chegará a Porto Alegre? A pergunta segue sem resposta. Adversário do Grêmio na semifinal da Libertadores, o time equatoriano segue em solo boliviano, com previsão de embarcar para a capital gaúcha apenas na tarde desta terça-feira. O drama do time ganhou destaque nos noticiários do Equador.
No último sábado, o Barcelona superou a LDU por 2 a 0 pelo Campeonato Equatoriano. No domingo, embarcou em voo fretado. O voo sairia às 13h (horário local), mas só deixou o país às 16h. Ao chegar a Bolívia, a delegação foi impedida de seguir o itinerário em razão de problemas de documentação e teve de pernoitar no país por dois dias.
A jornada foi tratada como "via-crúcis" pelo site Studio Fútbol. Já os jornais El Universo e El Comercio dizem que o Barcelona está "preso" na Bolívia. O preparador físico do time, Rubens Valenzuela, revelou que o atraso prejudica a recuperação do zagueiro Darío Aimar, que ficou fora do primeiro jogo por lesão e dificilmente terá condições de jogar em Porto Alegre.
– Isso me deixa nervoso porque não era o que estava planejado. O que temos que fazer agora é rezar. Nós fizemos muitas coisas ruins, temos que ver como reagimos a isso – disse Valenzuela, irritidado com a situação, ao jornal El Comercio.
Na manhã desta terça, o grupo de Guillermo Almada realiza um treinamento no Centro de Treinamentos do Blooming. Os equatorianos ainda não têm previsão de quando viajarão, mas manterão o roteiro de vir em voo fretado. Até por isso, dificilmente o Barcelona conseguirá fazer o trabalho de reconhecimento de gramado na Arena.
Como perderam por 3 a 0 no Monumental de Barcelona no duelo de ida, na última quarta, a equipe precisa vencer por quatro gols de diferença ou até três a partir do resultado de 4 a 1 para se classificar à decisão da Libertadores. Caso devolva o 3 a 0, a decisão será nas cobranças de pênaltis. A partida começa às 21h45 desta quarta-feira.
Confira a lista de relacionados do Barcelona-EQU
-Goleiros: Máximo Banguera e Damián Lanza -Defensores: Dario Aimar, Xavier Arreaga, Luís Caicedo, Félix Torres, Jefferson Mena, Mario Pineida, Beder Caicedo e Pedro Pablo Velasco -Meio-campistas: Matías Oyola, Richard Calderón, Washington Vera, Segundo Castillo, Oswaldo Minda, Damián Díaz e Erick Castillo -Atacantes: Ariel Nahuelpán, José Ayoví, Marcos Caicedo, Ely Esterilla e Jonatan Álvez