G1/LD
ImprimirOs testes de pré-temporada, com atraso na estreia do carro e os piores números entre os dez times, já davam um esboço de como 2019 se desenrolaria para a Williams. Agora, uma decisão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) chega para abalar ainda mais a tradicional e cambaleante escuderia. Segundo o site "Motorsport Itália", a Federação considerou ilegais os espelhos retrovisores e o sistema de suspensão dianteira do FW42, e exige que a equipe faça as modificações adequadas até o GP da Austrália.
Primeiro, após reclamações de times rivais, a Williams foi obrigada a mudar os radicais espelhos retrovisores, que estariam sendo usados para a obtenção de ganhos aerodinâmicos. A peça era dividida em três espelhos, mas só o do meio funcionava na prática. Mesmo assim a peça era muito pequena e não permitia que os pilotos enxergassem de maneira apropriada. Essa questão foi resolvida já na segunda semana da pré-temporada, em Barcelona, e a peça foi trocada por um conjunto mais tradicional.
Em seguida a FIA considerou ilegal o sistema de suspensão dianteira da equipe, que também estaria servindo como um elemento aerodinâmico, direcionando o ar diretamente para a área de aletas nas laterais do carro (bargeboards).
Curiosamente, o diretor técnico do time, Paddy Lowe, deu entrevista animado com a evolução aerodinâmica do carro deste ano em relação ao do 2018. Segundo Paddy, apesar dos problemas de falta de peças de reposição durante os testes de pré-temporada, o FW42 tem características para serem celebradas.
- (Kubica disse que) é muito mais guiável. Um carro que você consegue trabalhar bem, do ponto de vista do piloto. Consegue gerenciar o gasto de pneus, o equilíbrio e o ritmo. Não é uma descrição que poderíamos dar a respeito do carro do ano passado. E isso nos encoraja.
Esse novo golpe deixa claro que há sérios problemas na gestão do time, que parece bater cabeça em diversos aspectos, tanto técnicos quanto burocráticos. A Williams precisará correr, já que os primeiros treinos livres para o GP da Austrália serão realizados no dia 15 de março (noite de 14 de março no Brasil), daqui a 10 dias.