Globo Esporte/LD
ImprimirNovo técnico do Inter, Zé Ricardo desembarcou na manhã desta terça-feira em Porto Alegre. O comandante apareceu no saguão do terminal novo do Aeroporto Salgado Filho por volta das 10h e já rumou para o Beira-Rio, com objetivo de acompanhar o primeiro treinamento do grupo. Será apresentado oficialmente após a atividade.
Sem a presença de torcedores, Zé Ricardo foi recebido pelo gerente de futebol Marcos Biasotto, pelo assessor de imprensa Gabriel Cardoso e dois seguranças. A passagem foi silenciosa, sem o contato com a imprensa.
O contrato de Zé Ricardo vai até 31 de dezembro. Ou seja, tem 11 rodadas para implementar seu trabalho e confirmar o time entre os seis primeiros da tabela do Brasileirão, com vaga na Libertadores do próximo ano.
Neste primeiro momento, a solução encontrada é temporária. O contrato assinado não tem qualquer cláusula de renovação automática para 2020, tampouco multa rescisória.
Trata-se de um detalhe, mera "burocracia" contratual. Mas indica que a diretoria colorada ainda debate e segue em busca de consenso para definir o melhor nome para a próxima temporada. Muito provavelmente, à espera de Eduardo Coudet.
Aposta de Caetano
Assim que Odair Hellmann foi demitido, Zé Ricardo entrou pauta colorada, graças a Rodrigo Caetano, seu velho conhecido dos tempos de Flamengo. Em uma primeira oportunidade, sem sucesso.
A ideia era tentar acertar com o treinador para 2020. Após insucessos com Roger Machado, do Bahia, e Tiago Nunes, do Athletico, o Inter enviou uma comitiva a Buenos Aires. Houve reunião com Coudet, que gostou da proposta, mas rechaçou deixar o Racing imediatamente. As conversas foram encerradas – por ora.
Com a decisão de buscar um técnico tampão tomada, duas "correntes" passaram a deliberar sobre dois nomes. Lisca entrou na pauta, até por ser do agrado do ex-presidente Fernando Carvalho, alvo de consultas frequentes dos dirigentes.
Caetano conseguiu convencer o vice de futebol, o presidente Marcelo Medeiros e o vice-presidente eleito Alexandre Chaves Barcellos sobre Zé Ricardo. No fim da tarde da última segunda-feira, o anúncio oficial foi divulgado no site do Inter.
Após uma breve passagem pelo Fortaleza, Zé Ricardo assina contrato com o Inter nesta terça. O treinador será apresentado pelo clube gaúcho após o treino e trabalha até o fim da temporada de 2019.
Quem é
Nome: José Ricardo Mannarino
Apelido: Zé Ricardo
Data de nascimento: 13/03/1971 (48 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Trajetória: categorias de base do Flamengo (2012 a 2016), Flamengo (2016), Vasco (2017), Botafogo (2018), Fortaleza (2019)
Títulos: Copa São Paulo de Futebol Júnior (2016) e Campeonato Carioca (2017)