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22/04/2013 09:00:00
"Não teve falha técnica, foi erro humano", explica responsável por carro que derrubou Ana
A manhã desta segunda-feira (22) começou agitada com a apresentadora Ana Maria Braga sendo "atropelada" por um carro que anda sozinho durante seu programa matinal que acontece ao vivo.
UOL Notícias/LD
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\n A manhã desta segunda-feira (22) começou agitada com a apresentadora Ana Maria Braga sendo "atropelada" por um carro que anda sozinho durante seu programa matinal que acontece ao vivo. O professor responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, no entanto, afirmou que a parte técnica funcionou perfeitamente e que houve erro humano. "Não teve problema técnico. Quando eu mudei o carro para o modo manual, me esqueci de ativar o freio. Como o carro geralmente é testado em superfície plana, não acontece nada. Mas o local da gravação possuía um leve declive, que fez o carro descer e empurrar a Ana", explicou Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto e professor do programa de pós-graduação em ciência da computação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Souza afirmou ainda que foram feitos vários ensaios antes de o programa começar, mas que durante a transmissão a apresentadora teria mudado o roteiro. A atitude teria confundido a equipe e atrapalhado o restante da apresentação. O projeto O objetivo do carro que dirige sozinho é ajudar os pesquisadores a entenderem como o cérebro e a visão são capazes de calcular profundidade, mapear regiões e entender os caminhos. O projeto é uma parceria da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), da USP (Universidade de São Paulo) e da UFES. Fruto das parcerias, o veículo possui três câmeras, duas frontais e uma lateral, e um laser. Os acessórios servem para mapear o terreno em volta e mostrar o caminho para o carro. O veículo turbinado custa aproximadamente R$ 500 mil. Já o projeto completo precisou de mais de R$ 800 mil para ser desenvolvido. O resultados dos registros desses dispositivos é um mapa, exibido na tela do aparelho e que é enviado via Wi-Fi para um iPad usado pela apresentadora para dar comandos ao carro. Carro autônomo do Google Em 2010, a Google divulgou que havia criado um veículo que poderia rodar sozinhos pelas ruas. Durante os testes, o veículo já teria rodado mais de 400 mil quilômetros sem ninguém segurando o volante. Para não sair por aí batendo em ninguém, o sistema de pilotagem do veículo possui câmeras de vídeo, sensores de radar, mapas detalhados armazenados na memória e um sensor de laser para identificar a posição de outros carros na rua. O sensor, que fica no teto, mapeia tudo que está ao redor do carro em um raio de 60 metros, gerando um mapa tridimensional na memória do veículo. A câmera, instalada no para-brisa, serve para detectar semáforos e outros obstáculos móveis, como as pessoas. Radares automotivos determinam a posição de obstáculos que estão longe. Já o sensor que está na roda traseira registra os movimentos feitos pelo carro para localizá-lo no mapa criado por ele. \n \n
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