Sheila Forato
ImprimirA gerência de Assistência Social atende mais de mil pessoas em Sonora, nos diversos programas mantidos pela pasta, que é gerida por Calinca Lazzarotto. Além da gerente, a Assistência Social conta ainda com o empenho da primeira-dama, Adenir Franco, que diariamente se dedica voluntariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A pasta mantém mais de 10 projetos, atendendo desde a gestante até o idoso, com foco especial na criança e no adolescente. Como se não bastasse, a Assistência Social, que também cuida do Trabalho, executa diversas ações, ao longo do ano, principalmente em datas comemorativas, como páscoa, dia das mães, pais, crianças, idosos e natal.
Segundo Calinca, atualmente, os programas em andamento são: Geração Alegria, Geração Amiga, Mamãe Leoa, Meu Primeiro Emprego, Bolsa Universitária, Cesta Básica do Bem, Cadastro Único da Assistência Social, Benefício de Prestação Continuada e Bolsa Família. Todos executados com recursos das três esferas, municipal, estadual e federal.
Adenir conta que nem mesmo no período em que estamos atravessando, por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19), a gerência não deixou de atender quem precisava. “Conversamos e conseguimos adaptar o atendimento, pois tínhamos certeza que o número de pessoas em situação de vulnerabilidade ia aumentar, afinal, junto com a pandemia veio o desemprego e a perda da renda”, explicou a primeira-dama.
De acordo com Adenir, o pedido feito por ela e endossado pelo prefeito Enelto Ramos da Silva (DEM) à gerente foi abraçado pelos profissionais que atuam na pasta e as ações sociais não pararam. “Tudo que tem sido realizado é fruto da dedicação de cada um deles. São especialistas em ajudar o próximo e merecem o reconhecimento por tanto”, enalteceu a primeira-dama.
Para Calinca, não foi uma tarefa fácil adaptar o trabalho, mas a vontade da equipe em cuidar das pessoas falou mais alto. “Com a pandemia o atendimento presencial teve de ser regrado, impondo certa morosidade aos casos não definidos como urgência ou emergência, mas não deixamos de atender, mesmo com o aumento da demanda”, explicou a gerente.
Enelto destaca que a assistência só faz sentido quando consegue ajudar, de fato, quem necessita. "Desde o início da pandemia nossa preocupação com o Social dobrou. Temos plena consciência do que precisamos fazer para assistir nossos irmãos e trabalhamos todos os dias para conseguir atender toda a demanda de Sonora", enfatizou o prefeito.
Se você estiver precisando de ajuda da Assistência Social de Sonora pode entrar em contato com a gerência, que fica na avenida Marcelo Miranda Soares, número 1.608, no Centro. No número 1.391 da mesma avenida está o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O ideal é que faça contato telefônico, inicialmente, para receber orientações. Os telefones disponíveis são: 67 3254-1821 e 67 3254-1449.