Terça-Feira, 24 de Dezembro de 2024
Geral
05/10/2013 10:19:11
Atraso em obra deve agravar caos nas férias e no fim de ano no aeroporto
Desde primeiro de setembro, os voos à noite estão cancelados e os usuários acumulam prejuízos, com o aumento no preço das passagens e com os transtornos diante da redução de voos e da superlotação do aeroporto em horários de pico.

CG News/AB

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O atraso no início das obras na pista do Aeroporto Internacional de \n Campo Grande deve esticar a suspensão de voos noturnos até o período de \n festas de fim ano e agravar o caos de quem deixa para viajar na época de\n mais movimento. Desde primeiro de setembro, os voos à noite estão \n cancelados e os usuários acumulam prejuízos, com o aumento no preço das \n passagens e com os transtornos diante da redução de voos e da \n superlotação do aeroporto em horários de pico.De acordo com a \n Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), anteontem\n (3), a Anfer Construções e Comércios Ltda assinou ordem de serviço para\n executar a obra, orçada em R$ 13,1 milhões, a partir desta sexta-feira \n (4). O serviço, ainda segundo o órgão, iniciará com o treinamento do \n pessoal e levantamentos topográficos.Os trabalhos começam com 33 \n dias de atraso. Pelo cronograma inicial, a primeira etapa da obra seria \n feita de primeiro de setembro a 20 de outubro e a segunda fase \n terminaria em 15 de novembro. No período, os voos seriam suspensos das \n 21h às 7h. Na terceira etapa, de 15 de novembro 13 de janeiro de 2014, a\n via seria interditada das 23h às 5h.O cronograma, inclusive, \n levou em conta o movimento maior de final de ano, daí a redução do \n horário de suspensão de voos noturnos no período de festas. O problema é\n que com o atraso de 33 dias a lógica é a primeira etapa encerrar em 24 \n de novembro e a segunda, um mês depois, na véspera de Natal.A \n Infraero, porém, informou que “por enquanto o cronograma continua o \n mesmo”. O fato é que é praticamente impossível terminar um serviço de 50\n dias em 17 dias, para dar sequência ao cronograma inicial.Questionada\n sobre o desafio, a empresa disse que apenas na próxima semana, depois \n de concluído o levantamento topográfico, poderá se manifestar. A \n Infraero frisou ainda não tomar nenhuma decisão sem antes consultar \n todos os envolvidos no processo.Transtornos e prejuízos –\n Antes mesmo do aumento do movimento, a suspensão de voos noturnos está \n gerando prejuízos e transtornos, principalmente, a empresários, \n políticos e autônomos. “Com a redução dos voos diretos, perco pelos \n menos três horas em outros aeroportos”, relatou o senador Delcídio do \n Amaral (PT), que vai e volta de Brasília toda a semana.Para\n a empresária, Ana Carolina Lapicirelli, 31 anos, que viaja pelos menos \n quatro vezes por mês a São Paulo, a suspensão de voos noturnos está \n “terrível”. “Antes fazia um bate e volta e, em um dia, resolvia meus \n problemas, agora, perco três dias: um para ir, outro para reuniões e \n mais um para a viagem de retorno”, relatou. “Além do tempo que perco, \n gasto com alimentação e hospedagem”, acrescentou.Os taxistas são \n outros que acumulam prejuízos, com a redução da arrecadação em até 50%. \n “Sem os voos noturnos, a renda baixou 50%”, disse a taxista Ligia \n Robert, 34 anos. Antes, ela trabalhava até duas da manhã. “O jeito é \n poupar”, comentou.Elias Penna, 53 anos e pai de três filhos, viu \n sua renda baixar 30%. “Nos dias de folga, estou vendendo produtos de \n limpeza”, contou. Seu parceiro de táxi, segundo ele, está pegando outros\n veículos para compensar o prejuízo. “Todos estamos muitos preocupados, \n ainda mais agora com o atraso da obra”, comentou.Além disso, com o\n fim dos voos noturnos, em horários de pico, como das 13h30 às 15h, o \n aeroporto vive lotado. Os passageiros enfrentam filas para embarcar e \n desembarcar, sofrem para conseguir um transporte para deixar o local e \n lutam para escapar das filas duplas na hora de ir para casa.
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