Geral
25/09/2013 09:00:00
Com contratos de R$ 2,2 milhões, empresa diz que pane na TJ é atípica
Só na Capital, 259 mil processos tramitam e correm o risco de "sumir" com o problema no banco de dados.
CGNews/PCS
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A Softplan\n Planejamento e Sistemas, que recebe R$ 2,2 milhões por ano do TJMS \n (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), atribuiu a uma situação \n atípica e inesperada a pane que tirou do ar o portal da Justiça em \n Campo Grande. Só na Capital, 259 mil processos tramitam e correm o risco\n de "sumir" com o problema no banco de dados.Desde\n sábado (21), advogados, partes e o funcionários do Poder Judiciário não\n conseguem acessar aos processos e o Fórum de Campo Grande foi obrigado a\n dispensar os funcionários e só funcionar em regime de plantão.Conforme\n o Portal da Transparência do TJMS, a Softplan, responsável por manter o\n serviço, tem três contratos. O maior, de manutenção de equipamentos de \n informática, prevê o pagamento de R$ 145,7 mil por mês. O segundo custa \n R$ 22,9 mil mês ao Judiciário. Enquanto o terceiro, vale R$ 19,8 mil. Os\n três contratos foram firmados em 2010.Nesta\n quarta-feira (25), cinco dias após a pane que tirou o portal do \n Judiciário do ar, a empresa de Santa Catarina emitiu nota e garantiu que\n os processos não serão perdidos e prometeu resgatá-los até a próxima \n sexta-feira (27).Os dados dos \n processos estão resguardados em cópias de segurança (backup) e, neste \n momento, está sendo realizado justamente o procedimento de restauração \n das bases de dados do Fórum de Campo Grande, previsto para finalizar até\n a próxima sexta-feira, informou a empresa, via nota, assinada por \n Maurício J R Rotta, gerente de relacionamento.No\n mesmo documento, a Softplan elogia os investimentos do TJMS no setor de\n informática. Cabe esclarecer que o Tribunal de Justiça do Estado do \n Mato Grosso do Sul foi o primeiro tribunal do país na adoção irrestrita \n do processo judicial digital, cuja extensão já atinge 100% das comarcas e\n varas da Justiça Estadual, em completo alinhamento e atendimento as \n metas estabelecidas pelo planejamento estratégico da instituição, \n destaca.A empresa ainda ressalta que\n tomou todas as precauções para evitar o problema, durante a migração de\n sistemas. A migração de ambientes foi planejada, uma vez que este tipo\n de procedimento é de grande complexidade e demanda a participação de \n diversos atores, disse.Apesar de \n todo o planejamento e as precauções tomadas, durante a execução dos \n procedimentos de migração das bases para o novo ambiente de produção do \n TJMS, no último dia 21/09, problemas ocorreram, admitiu a Softplan. \n Este fato se mostrou como uma situação atípica e inesperada, concluiu.\n \n \n
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