CGN/LD
ImprimirO Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) emitiu nesta quinta-feira (14) o alerta para novo golpe que tem sido aplicado em condutores por meio de SMS. Além de MS, o golpe também foi registrado no Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP) e Paraíba (PB).
Conforme informado, por meio de SMS o golpista afirma que a CNH do condutor está com processo de suspensão em andamento. O departamento detalha que, ao acessar o link enviado na mensagem, a vítima é direcionada para uma página que imita o GOV.BR, do governo federal. Ao preencher os dados para realizar a consulta do processo, é mostrado os dados pessoais do condutor e falsas informações sobre infrações, débitos e um campo com a opção de “regularizar”.
Segundo o Detran, não há um registro de quantas vítimas caíram no golpe em MS. Porém, no Estado, os primeiros registros do golpe foram registrados em Nova Andradina. Ao todo, no município, aproximadamente 10 pessoas informaram à agência do Detran da cidade que receberam a mensagem. Duas pessoas afirmaram ter realizado o pagamento de R$ 119 e R$ 193.
“As notificações do Detran-MS são realizadas por edital em Diário Oficial do Estado, por correspondência via Correios ou notificações no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem tem o aplicativo Carteira Digital de Trânsito”, explica o Diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira.
O Detran informa que dúvidas e outras informações podem ser obtidas através do Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações 154, para a Capital, e (67)3368-0500, para o interior, ou ainda agendar atendimento numa das 94 agências do departamento no estado.