AB/LD
ImprimirO técnico interino da seleção brasileira masculina, Fernando Diniz, deu início nesta sexta-feira (18) ao ciclo para a Copa do Mundo de futebol masculino de 2026 ao realizar a primeira convocação para as Eliminatórias Sul-Americanas, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Entre as novidades na lista estão o lateral-esquerdo Caio Henrique, do Monaco (França) e o goleiro Bento, do Athletico-PR, além do retorno do atacante Neymar, do Al-Hilal (Arábia Saudita), após o Mundial do Catar. Boa parte da equipe, no entanto, segue a mesma das últimas convocações. Outros destaques da relação de Diniz, que segue no comando técnico do Fluminense, são o meio-campista André e o zagueiro Nino - ambos do Tricolor carioca - e Raphael Veiga (Palmeiras).
O treinador, de 49 anos, contratado pela CBF até meados de 2024, esclareceu os critérios que usou para fechar a relação de convocados.
"Em relação à convocação, é sempre complexo, difícil, porque são muitos jogadores em condição de serem convocados. Obviamente o critério técnico é preponderante para a gente fazer uma análise e decidir os nomes, mas é sempre muito complexo. A gente procurou assistir a todos jogos. Todos os jogadores que foram convocados foram observados, dentre outros, por vídeo e também alguns a gente acompanhou no estádio. E a gente esperou, a lista foi se modificando ao longo desse tempo, mas ela tem uma coerência de histórico de jogadores na seleção, uma projeção, independente de quem seja o técnico para a próxima Copa do Mundo, afirmou Diniz.
Sobre a volta de Neymar à seleção brasileira, Diniz acredita que o atacante pode surpreender em campo.
"Em relação ao Neymar, tivemos uma conversa. Obviamente que a competitividade da Europa é uma e a Arábia Saudita pode ser outra. Não sabemos como vai ser. O Neymar está com muita vontade de escrever essas páginas bonitas que faltam na história dele como jogador. Essa vontade será capaz de superar qualquer dificuldade em relação à competitividade da Arábia Saudita”, disse o treinador
O Brasil estreia nas Eliminatórias contra a Bolívia, em 8 de setembro (sexta-feira), às 21h45 (horário de Brasília), no recém-inaugurado Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, em Belém. Quatro dias depois, a seleção visita o Peru, às 23h, na capital Lima.
As Eliminatórias Sul-Americanas reúnem ao todo 10 países. Os seis primeiros colocados ao fim das 18 rodadas, asseguram vaga direta no Mundial. Há ainda uma sétima vaga para o continente sul-americano, que será disputada na repescagem. A Copa de 2026, a primeira com 48 seleções, será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
CONVOCADOS
Goleiros
Alisson - Liverpool (ING)
Ederson- Manchester City (ING)
Bento - Athletico
Laterais direitos
Danilo - Juventus (ITA)
Vanderson - Monaco (FRA)
Laterais esquerdos
Renan Lodi - Olympique (FRA)
Caio Henrique - Monaco (FRA)
Zagueiros
Ibañez - Al-Ahli (Arábia Saudita)
Gabriel Magalhães - Arsenal (ING)
Marquinhos - PSG (FRA)
Nino - Fluminense
Meio-campistas
André - Fluminense
Bruno Guimarães - Newcastle (ING)
Casemiro - Manchester United (ING)
Joelinton - Newcastle (ING)
Raphael Veiga - Palmeiras
Atacantes
Antony - Manchester United (ING)
Gabriel Martinelli - Arsenal (ING)
Richarlison - Tottenham (ING)
Rodrygo - Real Madrid (ESP)
Neymar - Al-Hilal (Arábia Saudita)
Vinicius Júnior - Real Madrid (ESP)
Matheus Cunha - Wolverhampton (ING)