Sheila Forato
ImprimirNesta quinta-feira (22), a divisa de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso continua em chamas. Vídeos e áudios que circulam nas redes sociais dão conta de que a situação é incontrolável.
Confira vídeos nos stories do nosso Instagram @edicaoms
Empresas e produtores da região estão, desde ontem, reunindo esforços por meio de máquinas e recursos humanos, porém, não conseguem controlar as chamas, que se alastram por toda região rapidamente.
Está circulando a informação de quem um caminhão pipa que trabalhava no local teria explodido. Dentro estariam dois trabalhadores. Por enquanto, não há confirmação de mortes, apesar da especulação nas redes sociais.
Nossa reportagem questionou uma das pessoas que enviou imagens do local. Ele relata que do ponto em que está não vê estrutura do poder público, governo estadual ou municipal, auxiliando no combate ao fogo, apenas ambulâncias no socorro de feridos.
Em áudio enviado ao Edição MS, o receio é que as chamas da divisa atravessem o rio Correntes e atinja propriedades do outro lado, devido aos fortes ventos.
A orientação é que proprietários rurais da região façam aceros, uma faixa de terra de aproximadamente cinco metros para evitar que o fogo atinja as residências. Já os moradores dessas localidades em risco devem suas casas, se abrigando em locais seguros, com amigos e familiares.
Alguns áudios que circulam dão noção do desespero de quem assiste o fogo queimar tudo por onde passa. O prejuízo, por enquanto, é incalculável. Além de plantações, as chamas destroem as estruturas das propriedades rurais incluindo casas, máquinas e veículos.
Quem puder deve evitar a BR-163, sentido norte, pois o fogo já queima a vegetação nos dois sentidos, situação agravada pelo incêndio num caminhão, carregado de algodão, que pegou fogo nesta manhã.