Geral
27/03/2013 09:00:00
Enersul emite nota sobre decisão judicial por cobrança indevida
A Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), emitiu uma nota sobre a decisão do juiz titular da 11ª Vara Cível de Campo Grande, José Eduardo Neder Meneghelli, que julgou parcialmente procedente o pedido ajuizado por uma cliente contra a empresa, condenada ao pagamento de danos morais no val
Da redação/PCS
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\n \n A Enersul\n (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), emitiu uma nota sobre a decisão do\n juiz titular da 11ª Vara Cível de Campo Grande, José Eduardo Neder Meneghelli,\n que julgou parcialmente procedente o pedido ajuizado por uma cliente contra a\n empresa, condenada ao pagamento de danos morais no valor equivalente a R$ 4\n mil. \n \n \n \n Leia a nota: \n \n A\n capacidade vem pela tecnologia que apura resultados com precisão e a fé pública\n que Órgão possui para emitir laudos. É com base nessa competência do Instituto\n Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia que as empresas de energia\n elétricas se baseiam para combater as fraudes em medidores e instalações\n elétricas. \n \n O\n furto de energia e um problema que, quando não é combatido, causa em risco de\n morte á quem vive num imóvel com esse tipo de ligação, pode gerar interrupções\n no abastecimento de uma comunidade e ainda causar prejuízo aos cliente honestos\n já que, uma parte dos custos da energia desviadas pelas fraudes, é rateada\n entre todos os consumidores. \n \n Foi\n assim que a Enersul procedeu no caso da cliente Sebastiana Maria Ferreira,\n moradora da Capital. A Concessionária, mesmos depois de identificar, por\n monitoramento a distancia, queda da ordem 89,94% no consumo de energia,\n constatar por meio de inspeção local, na presença da cliente, medidor com\n lacres violados e sistema de registro de consumo bloqueado por ação externa,\n encaminhou o equipamento para o Inmetro fazer a pericia. \n \n Para\n esse procedimento a equipe também informa e registra, em formulário padrão do\n setor elétrico, que o consumidor tem pleno direito de acompanhar,\n presencialmente em data e hora, todos os passos do Instituto até a expedição do\n laudo final. \n \n Só\n depois desse resultado, quando há certificação de fraude pelo Órgão, é que a\n Concessionária envia uma carta comunicando o cálculo da energia desviada e o\n respectivo valor. Apesar de recorrer administrativamente, inclusive na Agência\n Reguladora do Setor Elétrico, e ser certificada da fraude, a cliente buscou uma\n contestação na Justiça que acatou, parcialmente, o pedido de indenização por\n danos materiais e morais pela suspensão no fornecimento de luz e cobrança da\n dívida de R$ 942,47, relativa à energia consumida e não faturada, em\n conseqüência da fraude, confirmada pelo Inmetro. \n \n A\n Empresa vai recorrer para evitar prejuízo à sociedade. É com essa postura que a\n Enersul segue atuando no combate à fraude e o furto de energia. Em 2012 foram\n identificados 31.715 consumidores com irregularidade, 30% dos casos eram\n reincidentes, fato que leva o Setor de Combate às Perdas a manter inspeções\n periódicas. Este ano vão ser fiscalizadas mais 15O mil unidades consumidoras.\n \n \n
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