Segunda-Feira, 23 de Dezembro de 2024
Geral
18/10/2013 09:55:14
Famílias destinam 42% dos gastos com cultura para telefonia, mostra IBGE
As famílias brasileiras gastaram 8,6% do orçamento mensal em produtos e serviços relacionados à cultura, entre 2007 e 2010, o equivalente a R$ 184,57.

Agência Brasil/LD

Imprimir
As\n famílias brasileiras gastaram 8,6% do orçamento mensal em produtos e \n serviços relacionados à cultura, entre 2007 e 2010, o equivalente a R$ \n 184,57. A maior parte dessa despesa foi para telefonia, equivalente a \n 42% do total gasto com cultura (R$ 78,26). Em seguida, aparecem compras \n de eletrodomésticos (15,7%) e com lazer e festas (14,1%).\n As informações fazem parte do Sistema de Informações e Indicadores \n Culturais 2007-2010, divulgado hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de \n Geografia e Estatística (IBGE).\n Os gastos com cultura, incluindo telefonia, foram menores em comparação \n às despesas com habitação (30,8%), alimentação (19,8%) e transporte \n (19,6%) - grupo em que as famílias mais gastam. Porém, superaram os \n gastos com assistência à saúde, vestuário, educação e despesas diversas.\n Excluindo as despesas com telefonia, os gastos com cultura representaram 5% do total de despesas das famílias, R$ 106,32.\n As famílias com maior renda (acima de R$ 6.225) gastaram com cultura \n 9,7% do orçamento total, R$ 707,33, incluindo a telefonia. Aquelas com \n menor rendimento (R$ 830) gastaram 6%.\n Nas famílias em que um dos responsáveis tinha nível superior completo, a\n média de gasto com cultura chegou a 7% (R$ 563,38), cerca de seis vezes\n o valor gasto por famílias em que o principal responsável não tinha \n instrução ou fundamental incompleto, equivalente a 5,8% (R$ 96,78).\n Nas famílias em que o principal responsável era homem, as despesas \n equivaleram a 6,5% (R$ 193,09) no período estudado, ante 7,1% (R$ \n 165,52) naquelas em que a mulher era a chefe da família.\n Pessoas que vivem sozinhas gastaram em média 6% (R$ 125,89) do orçamento\n com produtos e serviços relacionados à cultura, enquanto casais com \n filhos desembolsaram 7% (R$ 209,68).\n Segundo a pesquisa, o valor gasto com cultura pelas famílias chefiadas \n por responsáveis que se declararam negro ou pardo chegou a 6,6% do \n orçamento, equivalente a R$ 125,66 e R$ 130,11 respectivamente. Nas \n famílias chefiadas por um responsável que se declarou branco, o gasto \n equivale a 6,7% do orçamento delas (R$ 237,81).\n Na terceira edição, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais \n 2007-2010 foi feito em parceria com o Ministério da Cultura, com o \n objetivo de organizar e sistematizar informações para a construção de \n indicadores relacionados ao setor cultural brasileiro.
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias