CE/PCS
ImprimirO Hemosul emitiu um alerta para falta de sangue tipo O-, O e A . Segundo o órgão, o estoque está em 31%, 32% e 28% respectivamente.
Além do baixo estoque divulgado, o Hemosul também precisa de doação dos outros tipos sanguíneos.
Mesmo com as restrições, tanto o Coordenador, quanto a unidade inaugurada na Santa Casa continuam funcionando.
O Hemosul Coordenador atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 7h ao 12h. Já o da Santa Casa de segunda a sexta, das 7h às 11h. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (67) 3322-4135.
No interior, o Hemosul Dourados estará aberto neste sábado (27), atendendo das 7h às 12h, com agendamento prévio no telefone (67) 99239-9421.
Vale ressaltar que os hemocentros são lugares seguros, dispondo de todas as medidas de segurança, como: distanciamento das cadeiras de espera e de coleta, álcool em gel em lugares estratégicos, higienização de ambientes e uso obrigatório de máscara.
Para doar, é necessário ter em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal. Para mais informações acesse o www.hemosul.ms.gov.br ou as redes sociais @hemosulms.
Coronavirus
Doadores que já tiveram Covid-19 podem doar:
Casos leves: 30 dias após a cura clínica. Casos moderado/graves: aguardar alta médica e passar pela avaliação da triagem clínica. Pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem esperar 14 dias.
Vacinas
Pessoas que recebem a vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, podem doar 48h após a imunização.
Já quem recebeu o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), precisa esperar sete dias.