Terça-Feira, 24 de Dezembro de 2024
Geral
19/07/2013 09:00:00
Humor do chefe é a causa nº1 de estresse dos brasileiros
Tem gente que diz que chefe é como nuvem: melhor mesmo é quando não aparece! Brincadeiras a parte, ele pode ser responsável não só pela liderança do seu trabalho, mas pelo seu bem-estar também.

Bem-Estar/AB

Imprimir
\n \n Tem\n gente que diz que chefe é como nuvem: melhor mesmo é quando não aparece!\n Brincadeiras a parte, ele pode ser responsável não só pela liderança do seu\n trabalho, mas pelo seu bem-estar também. "Podemos dizer que em uma área\n tão delicada como a da realização profissional a opinião do chefe tende a pesar\n bastante no nosso humor e disposição do dia a dia. Mas como isso mexe conosco,\n depende da forma como fomos criados e aprendemos a nos relacionar com alguém de\n nível hierárquico superior ao nosso", define o psiquiatra Roberto\n Shinyashiki, doutor em Administração de Empresas.
\n
\n Tal tese é, inclusive, confirmada por um estudo divulgado em junho de 2013,\n feito pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) mostrou que 38%\n acreditam que o mau humor do chefe e dos colegas é o principal responsável pelo\n seu estresse no trabalho. Para chegar a esse resultado, foram entrevistadas 1,5\n mil pessoas entre maio de 2012 e maio de 2013. Não é de se admirar que muita\n gente literalmente sofre quando a relação com o superior não vai bem. O impacto\n chega a ser físico: "À longo prazo algumas pessoas podem manifestar dores\n de estômago e de cabeça, músculos tensionados, sono prejudicado e sensação de\n ansiedade e angústia", enumera a psicóloga Ana Paula Bellati, especializada\n em Gestão\n Estratégica de Recursos Humanos e diretora de projetos da\n UM%, empresa especializada em coaching profissional.
\n
\n O problema é que a figura de autoridade normalmente nos remete a outro\n personagem. "Pense na imagem que uma criança tem de seu pai. Para o\n liderado, inconscientemente, o líder acaba tendo uma representação parecida na\n maioria das vezes: a de um semideus praticamente, que diz que você é isso ou\n aquilo e também diz o que pode fazer ou não fazer. Isso influencia também no\n processo de construção de crenças de identidade do indivíduo, ao definir quem\n ele é e do que ele é capaz", compara a Ana Paula.
\n
\n Mas será que a culpa é sempre do chefe? Muitas vezes o funcionário pode também\n estar se fazendo de vítima em alguma situação. "Existem dois pontos\n importantes a observar: o primeiro é que se o chefe é um vilão ele não o é só\n com você e sim com todo mundo da equipe, e isso vai ficar fácil de identificar.\n O segundo ponto é que a postura de vítima de uma pessoa não vai se manifestar\n somente na área profissional, como em todos os setores da sua vida",\n explica Shinyashiki.\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias