CGN/LD
ImprimirA superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso do Sul, contratou empresas para fornecer água mineral e banheiros químicos para os brigadistas que guerreiam contra o fogo no Pantanal.
Com situação de emergência declarada por causa dos incêndios florestais que atingem o bioma e outras áreas florestais, o órgão fica autorizado a contratar sem licitação para suprir as necessidades imediatas e essenciais.
Um dos contratos prevê R$ 16,9 mil para pagar o fornecimento sob demanda de galões de 20 litros de água mineral sem gás, por um ano, a partir de 1º de setembro. Outro, R$ 59,1 mil para locação e manutenção dos banheiros, entre 13 de agosto e 13 de fevereiro do ano que vem.
Na região pantaneira, os brigadistas têm atuado em áreas isoladas, para onde o deslocamento pode levar dias. Somente em algumas delas há bases próximas disponíveis hidratação e descanso.
Barcos - A superintendência também está com um pregão aberto para comprar três barcos do tipo "voadeira" feitos de alumínio, com motores e reboques. Eles serão utilizados para o transporte dos brigadistas e funcionários do Ibama.
Empresas interessadas e habilitadas a participar, poderão enviar propostas a partir das 8h de hoje (14), no site de compras do Governo Federal.
Equipe - De acordo com a superientende do Ibama no Estado, Joanice Lube, atualmente são 160 os brigadistas do órgão que combatem o fogo no Pantanal. A equipe conta com equipamentos de proteção individual, ferramentas para apagar o fogo, veículos e aeronaves,
O total de brigadistas de Mato Grosso do Sul é de 60, os demais, são de outros estados. Eles fazem parte do PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).
Ainda segundo Joanice, a estrutura de refeitórios e dormitórios que os combatentes usam, é cedida pelo Exército.
Participam do combate ao fogo no bioma em Mato Grosso do Sul, membros das Forças Armadas, Força Nacional, Corpo de Bombeiros e da brigada voluntária Alto Pantanal.