Sheila Forato
ImprimirO Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu aviso de evento crítico sobre risco de transbordamento do rio Coxim e, consequentemente, rio Taquari, devido às frequentes chuvas dos últimos dias. O volume de chuvas nas últimas 48 horas foi de 170,8 milímetros, o que pode fazer com que os rios transbordem e deixem famílias desabrigadas, sobretudo ribeirinhos.
“Comunicamos que as leituras dos níveis do Rio Coxim emitidas da Plataforma de Coleta de Dados, no município de Coxim, indicam que vai ser atingido o nível de emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana”, diz trecho do aviso de evento crítico.
Como existe previsão de chuvas para as próximas 24 horas, a tendência é que os rios continuem subindo nas próximas horas, com risco de transbordos a partir das 7h30 desta quarta-feira (15). O Imasul afirma que as águas já estão invadindo instalações lindeiras ao curso hídrico. Fica o alerta para as famílias que residem as margens dos rios. Medidas já devem ser adotadas para preservação das vidas, assim como de bens materiais, como móveis.